Folha Online Ilustrada Oscar 2002
Oscar 2002
ATOR

Russell Crowe repete favoritismo e pode levar o prêmio

da Folha Online

Dos cinco indicados ao Oscar de melhor ator, apenas dois - Russell Crowe e Tom Wilkinson - são protagonistas de produções indicadas a melhor filme. O favoritismo de Crowe pode levá-lo a repetir o resultado do ano passado, quando ele levou o Oscar por "Gladiador". Se isso acontecer, Crowe será o terceiro a realizar a façanha de levar o prêmio por duas vezes consecutivas. Os outros dois foram Tom Hanks e Spencer Tracy.

Pela primeira vez na história da premiação, dois atores negros concorrem no mesmo ano à categoria de melhor ator. Denzel Washington e Will Smith concorrem por "Training Day" e "Ali", respectivamente. Sean Penn completa a lista de indicados.

Confira quem concorre ao Oscar de Melhor Ator neste ano:



Russell Crowe ("Uma Mente Brilhante")

Esta é a terceira indicação consecutiva do neozelandês Russell Crowe nesta categoria. Ele ganhou o Oscar de melhor ator no ano passado por sua atuação em "Gladiador", este ano, a indicação veio por causa de seu papel em "Uma Mente Brilhante", onde interpreta o matemático John Forbes Nash Jr.

Concorre também:
Atriz coadjuvante | Diretor | Edição | Filme | Maquiagem | Trilha sonora | Roteiro adaptado

Leia sobre o filme:
Esgotado nas livrarias, "Uma Mente Brilhante" vai à segunda edição
"Uma Mente Brilhante" é inteligente e fascinante


Sean Penn ("Uma Lição de Amor")

Esta é a terceira vez que o ator recebe indicação ao Oscar nesta categoria. Ele concorreu também em 1995 e 1999. Este ano a indicação veio por seu papel como Sam Dawson, no filme "Uma Lição de Amor".







Will Smith ("Ali")

A primeira indicação de Smith ao Oscar veio por seu papel como Muhammad Ali, em "Ali". Um dos filmes mais famosos do ator é "Homens de Preto".

Concorre também:
Ator coadjuvante





Denzel Washington ("Dia de Treinamento")

Esta é a quinta indicação do ator ao Oscar e a terceira nesta categoria. A primeira indicação foi em 1987 por seu papel de coadjuvante em "Um Grito de Liberdade". Outro papel que valeu a indicação de melhor ator foi o do líder negro Malcom X no filme homônimo de 1992. Este ano o ator concorre por seu papel em "Training Day".

Concorre também:
Ator coadjuvante

Leia sobre o filme:
"Dia de Treinamento", com Denzel Washington, difama polícia


Tom Wilkinson ("Entre Quatro Paredes")

Esta é a primeira vez que o ator recebe uma indicação ao Oscar, mas Wilkinson já foi premiado várias vezes pelos papéis que fez ao longo de sua carreira, um deles foi o Bafta Award de melhor ator coadjuvante por seu papel em Shakespeare Apaixonado". O filme que está lhe valendo a indicação de melhor ator este ano é "Entre Quatro Paredes".

Concorre também:
Atriz | Atriz coadjuvante | Filme | Roteiro adaptado




Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).