Folha Online Ilustrada Oscar 2002
Oscar 2002
ATOR COADJUVANTE

Lista de indicados tem atores de filmes policiais e biográficos

da Folha Online

Dos concorrentes ao prêmio de melhor ator coadjuvante, apenas dois estão sendo indicados pela primeira vez neste ano: o veterano Jim Broadbent e o jovem Ethan Hawke. Sem favoritos, a Academia terá de fazer uma difícil escolha, já que os outros três concorrentes -Ben Kingsley, Ian McKellen e John Voight- já tiveram mais de uma indicação ao longo da carreira cada um.

Confira quem concorre ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante neste ano:

Jim Broadbent ("Iris")

Entre os trabalhos do ator Jim Broadbent no cinema estão “O Diário de Bridget Jones”, “Moulin Rouge” e “Ricardo 3º”. Atuou como ator principal em “Gangs of New York”. Ele já fez vários trabalhos em TV para a BBC Films e a HBO. Em “Iris”, filme pelo qual concorre ao Oscar pela primeira vez, o ator interpreta o escritor John Bayley, que sofre do mal de Alzheimer.
Concorre também:
Atriz | Atriz coadjuvante



Ethan Hawke ("Dia de Treinamento")

Ator diretor e escritor, Ethan Hawke, 31, estreou no cinema com o filme “Viagem ao Mundo dos Sonhos” (1985). Em 1989 fez os filmes “Meu Pai, Uma Lição de Vida” e “Sociedade dos Poetas Mortos”. Depois vieram filmes como “Newton Boys - Irmãos Fora-da-Lei” (1998) e “Hamlet” (2000), em que interpretou o papel título. Com “Dia de Treinamento” ele tem sua primeira indicação ao Oscar.

Concorre também:
Ator

Ben Kingsley ("Sexy Beast")

O único Oscar da carreira de Ben Kingsley, 59, ele ganhou em 1982 pelo papel principal em “Gandhi”. Agora, em “Sexy Beast”, ele concorre ao prêmio de coadjuvante interpretando o papel de um violento sociopata. Esta é sua terceira indicação ao Oscar.

Leia sobre o filme:
Filme ''Sexy Beast" é relato surreal sobre bandidagem




Ian McKellen ("O Senhor dos Anéis")

O inglês Ian McKellen, 63, começou a carreira no cinema em 1969 no filme “Alfred the Great”. Em 40 anos de carreira o ator já ganhou 40 prêmios internacionais. Entre seus filmes mais recentes estão “X-Men - O Filme” (2000) e “Deuses e Monstros” (2001). Com “O Senhor dos Anéis” ele tem sua segunda indicação ao Oscar.

Concorre também:
Direção de arte | Diretor | Edição | Efeitos sonoros | Efeitos visuais | Figurino | Filme | Fotografia | Maquiagem | Música | Roteiro adaptado | Trilha sonora

Leia sobre o filme:
Especial "O Senhor dos Anéis"


Jon Voight ("Ali")

Jon Voight, 64, ficou famoso como o filme “Midnight Cowboy” (1969). Entre os prêmios que ganhou ao longo da carreira de 40 anos estão um Globo de Ouro, uma premiação em Cannes e um Oscar de melhor ator em “Comming Home” (1978). Seus filmes mais recentes foram “Pearl Harbor” e “Lara Croft: Tom Raider”, onde atuou ao lado da filha Angelina Jolie. Em “Ali”, com o qual tem sua quarta indicação ao Oscar, Voight faz o papel de treinador e amigo de Muhammad Ali, interpretado por Will Smith.

Concorre também:
Ator




Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).