Folha Online Ilustrada Oscar 2002
Oscar 2002
ATRIZ

Escolha de melhor atriz ficará entre "experientes" e "novatas"

da Folha Online

A disputa do Oscar de melhor atriz ficará dividida entre as atuações das experientes Judi Dench, 68, e Sissy Spacek, 52, e das novatas em indicações para a Academia Halle Berry, 35, Nicole Kidman, 34, e Renée Zellweger, 32.

Das indicadas, apenas duas atuam em produções que estão na lista dos concorrentes ao prêmio de melhor filme: Kidman está em “Moulin Rouge” e Spacek em “Entre Quatro Paredes”.

Confira quem concorre ao Oscar de Melhor Atriz neste ano:

Halle Berry ("Monster´s Ball")

Halle Berry, 35, começou a carreira em 1991 e já fez parte do elenco de 18 filmes, como “X-Men - O Filme” (2000) e “A Senha - Swordfish” (2001). Com “Monster‘s Ball”, Berry tem sua primeira atuação de destaque, o que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar.

Concorre também:
Roteiro original



Judi Dench ("Iris")

Judi Dench, 68, tem uma longa carreira na televisão e no cinema da Inglaterra. Ela já ganhou cinco Baftas - o Oscar britânico - e recebeu o título de “dame” (a versão feminina de “sir”) em 1988. Dench iniciou sua carreira em 1965, no filme “A Study in Terror”, o primeiro a opor o detetive Sherlock Holmes a Jack, o Estripador. “Uma Janela para o Amor” (1986) e “Nunca Te Vi, Sempre Te Amei” (1986) são alguns de seus filmes. Com “Iris” a atriz tem sua quarta indicação ao Oscar. Dench já foi premiada pela Academia como melhor atriz coadjuvante por “Shakespeare Apaixonado” (1998).

Concorre também:
Ator Coadjuvante | Atriz coadjuvante



Nicole Kidman ("Moulin Rouge")

A australiana Nicole Kidman, 34, fez sua primeira fez sua primeira participação em um filme em 1983. Com 17 anos, em 1985, foi eleita Melhor Atriz do Ano pelo público australiano e pelo Australian Film Institute. Seus filmes mais recentes foram “O Pacificador” (1997), “Da Magia à Sedução” (1998) e “De Olhos Bem Fechados” (1999). Em “Moulin Rouge” a atriz vive o personagem Satine, uma cortesã. Esta é sua primeira indicação ao Oscar.

Concorre também:
Direção de Arte | Edição | Efeitos Sonoros | Figurino | Filme | Fotografia | Maquiagem

Leia sobre o filme:
Baz Luhrmann encerra trilogia da cortina vermelha com "Moulin Rouge"
"Moulin Rouge" arrecada US$ 14, 2 mi em sua estréia nos EUA
"Moulin Rouge" é escolhido Filme do Ano no Hollywood Film Festival
"Moulin Rouge" é eleito melhor filme de 2001 pelos produtores dos EUA


Sissy Spacek ("Entre Quatro Paredes")

Há 25 anos a atriz Sissy Spacek, 52, teve sua primeira indicação ao Oscar por “Carrie, a Estranha”. Agora, depois de ter recebido vários prêmios por sua atuação em “Entre Quatro Paredes”, ela concorre ao Oscar de melhor atriz por seu papel no filme de estréia de Todd Field, que conta a história de um casal cuja vida muda radicalmente depois que seu filho é assassinado. Esta é a sexta indicação da atriz ao prêmio.

Concorre também:
Ator | Atriz coadjuvante | Filme | Roteiro adaptado



Renée Zellweger (“O Diário de Bridget Jones”)

Renée Zellweger, 32, tem sua primeira indicação ao Oscar com “O Diário de Bridget Jones”. Ela já atuou em filmes como “Jerry Maguire”, com Tom Cruise, “Eu. Eu Mesmo e Irene”, com Jim Carrey, e “A Enfermeira Betty”.




Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).