II - Lançamentos
Guia é referência de
rock para iniciantes
 
 

da Folha Online
em São Paulo

Arthur Dapieze e Luiz Henrique Romanholi participaram na sexta-feira de uma tarde de autógrafos (às 15h) do seu livro "Guia de Rock em CD, uma Discoteca Básica", da Jorge Zahar Editora. O volume é o terceiro número de uma coleção que já trouxe guias sobre música clássica e MPB. Romanholi está preparando outro livro sobre música black.

Para o guia de rock, a dupla consumiu dois anos de pesquisas em uma tarefa complicada.

Selecionar, no mar pop atual, o que realmente é relevante para quem quer construir uma discoteca mínima de rock and roll. "O critério é subjetivo, mas nós acabamos escolhendo as bandas e discos pela atitude e postura", afirma Dapieze.

Subjetivo demais? Um dos autores exemplifica: "Roxette, por exemplo, não entrou. Apesar de parecer rock, não tem a postura. Em compensação, Depeche Mode está no livro", diz Romanholi. No entra e sai de bandas, o guia traz 270 títulos internacionais e um apêndice de 30 álbuns brasileiros.

"Bom, e tem o Sepultura, que, apesar de ser um grupo brasileiro, nós preferimos colocar entre os estrangeiros, já que eles cantam em inglês", explica Dapieze. Das bandas nacionais, não há nada sobre o recente surgimento do rock nos anos 90, pelas mãos de Raimundos, Rappa e companhia.

"O Skank quase entrou, mas achamos melhor não apresentar bandas dos anos 90, porque ainda não temos distanciamento histórico para saber quem vai ter importância no futuro ou não", afirma Dapieze. Outros nacionais simplesmente não estão na lista porque não foram editados pelas gravadoras em CD, como o primeiro do Capital Inicial, citado pelos autores.

Todos os títulos escolhidos são facilmente encontráveis, segundo os dois. "Não é um livro para iniciados. Os CDs que estão lá podem ser encontrados facilmente em lojas ou na Internet. Mas não são necessariamente discos dos catálogos das gravadoras, até porque algumas coisas nesses catálogos você não encontra nas lojas", resume Dapieze.

(Rodrigo Dionisio)

Leia crítica do livro

 


 
 

Duas editoras despertam interesse pelo e-book

Marcelinho Carioca lança livro sobre carreira e ensina futebol

Ruth Rocha lança odisséia de Homero para crianças

"Campeonato" de piadas estará entre os lançamentos

Contos terão o maior lançamento literário em São Paulo

Bienal 2000 traz romances para todos os gostos

Livros para crianças vão de Ulisses ao novo espião Harry Porter

João Cabral será lido, discutido e ouvido na Bienal

Tema "500 Anos" tem até livro de auto-ajuda

Milton Santos e Hobsbawn discutem a globalização em ensaios

Estande das universitárias terá 36 editoras e será o 2º maior da Bienal


 

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.