II - Lançamento

Tempos modernos... ou a hora
e a vez dos virtuais

ADRIANA RESENDE
repórter da Folha Online

A Internet vem conquistando cada dia mais adeptos. Com isso, o livro tende a desaparecer. Certo? Errado...

Para evitar que essa "terrível profecia" dos mais céticos e dos menos antenados com o mundo digital se tornasse verdadeira, o mercado editorial se preparou e agora já oferece opções de compra, venda e publicação de livros pela Internet, os e-books.

No Brasil, já existem editoras especializadas em livros eletrônicos. Duas delas estão expondo seu trabalho nesta Bienal: a E-Books (estande 144, Pavilhão Verde) e a iEditora (estande 254, Pavilhão Branco).

No sábado (29),
, a partir das 15h, e durante toda a Bienal, a E-Books promove o lançamento de 120 títulos de domínio público, autores consagrados como os brasileiros Machado de Assis e Lima Barreto, para download gratuito.

Nos seus sites, a E-Books (www.escreva.com.br) e a IEditora (www.ieditora.com.br) detalham os serviços oferecidos, disponibilizam os contratos e tiram dúvidas dos clientes.

Os sites funcionam como lojas e editoras que têm seu próprio espaço fisico: a oferta é variada, e os preços são razoáveis, uma vez que o cliente vai gravar o texto em seu próprio computador ou imprimi-lo e, portanto, a editora não pode embutir o custo do papel no preço do livro.

Para o autor, o serviço pode ser vantajoso, pois ele pode tirar de circulação seu e-book, se não estiver satisfeito com os resultados das vendas online. Sem contar que o serviço torna o mercado editorial mais democrático, dando espaço considerável a novas publicações.

A oportunidade de ter em mãos obras consagradas como as de Machado de Assis e Euclides da Cunha também pode dar sua parcela de contribuição para corrigir uma deficiência crônica na educação brasileira _o hábito da leitura.

É possível e muito provável que surjam desconfianças e dúvidas em relação ao serviço, quando o internauta visitar a home page dessas editoras, a fim de comprar um e-book.

Afinal, um livro comprado em uma loja, ele pode pegar e conferir se não está em mau estado, se não faltam páginas. E quem garante ao autor que ele vá ver a "cor do dinheiro" da venda? E os direitos autorais? Por isso, é preciso ter cuidado ao ler os contratos e as explicações dadas nos sites, na hora de fazer o "upload" e colocar o livro à venda e na hora de fazer o "download", porque o cliente não pode carregar o arquivo mais de uma vez.

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