BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
 
  Folha Online > Esporte > Copa do Brasil
BUSCA
 
9jul00/Folha Imagem
Jogadores do Cruzeiro erguem taça após vencerem o São Paulo de virada, por 2 a 1, na final de 2000


História

A Copa do Brasil foi criada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em 1989, seguindo o exemplo de torneios europeus como a Copa da Inglaterra e a Copa da Alemanha, com intuito de agradar a federações estaduais de menor expressão nacional e, consequentemente, manter sua soberania no comando do esporte no país.

Na ocasião, os principais clubes brasileiros ganhavam força e crescia a tendência de criação de uma liga independente, que organizaria as competições.

Após a realização do inchado Campeonato Brasileiro de 1986, os clubes criaram o Clube dos 13, que nos dois anos seguintes organizaria a Copa União.

Com a Copa do Brasil, a CBF, que em 1989 já havia retomado o controle do Brasileiro, garantia uma competição de abrangência ainda maior.

No início, o interesse dos clubes pela competição, principalmente na região sudeste, não era grande, apesar de o campeão ficar com uma das vagas do país na Taça Libertadores. Em 1991, o São Paulo chegou a dispensar a participação.

Desde 1989, o número de participantes vem crescendo. Inicialmente, os 27 campeões estaduais e mais cinco segundo colocados compunham o torneio.

A partir de 1995, times convidados passaram a participar. Para a edição 2001, a CBF decidiu que somente o convite credencia as equipes.

Apesar disso, os 27 campeões estaduais estão na lista, assim como os times que jogaram o Módulo Azul da Copa João Havelange _com exceção das equipes que jogam a Libertadores. No total, 64 equipes participam da edição 2001 do torneio.

O Grêmio é, ao lado do Cruzeiro, o maior vencedor da Copa do Brasil, com três títulos. Porém a equipe mineira não joga a competição este ano, já que está na Libertadores.

Conquistaram uma vez o troféu seis equipes: Internacional, Flamengo, Criciúma, Corinthians, Palmeiras e Juventude.

 
 
 Copa do Brasil
Calendário
Chave
Artilheiros
Regulamento
Campeões
História
Grupos de discussão
Enquete
Links

Notícias  

17/04/2003

00h20 Estatuto não cita em nenhum momento a palavra "futebol"

00h19 Estatuto do Torcedor preocupa modalidades olímpicas

00h15 Las Vegas assiste ao adeus de Baloubet du Rouet

00h12 Corinthians descarta empréstimo de Allann Delon

00h01 Folha Online estréia novo projeto gráfico

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página