PROGRAMA


VEJA ONDE FAZER INTENSIVÃO

RESUMÃO/HISTÓRIA

RESUMÃO/GEOGRAFIA

RESUMÃO/PORTUGUÊS

RESUMÃO/FÍSICA

ATUALIDADE

PROFISSÕES:
medicina
enfermagem

 


PROFISSÕES/ENFERMAGEM
Contato pessoal é valorizado

DA REPORTAGEM LOCAL

Enfermagem é outro concorrido curso na área de saúde: no ano passado, no vestibular da Fuvest, a briga foi de 14,03 candidatos por vaga. O curso dura quatro anos, também é preciso fazer estágios, dissecar cadáveres e, em muitas universidades, o aluno tem de estudar em tempo integral.

O preparo do ambiente em clínicas e hospitais e os cuidados com as diversas técnicas de assepsia fazem parte das atribuições do profissional de enfermagem.

"Quem organiza o ambiente e oferece todos os cuidados necessários ao paciente é o enfermeiro", explica Alba Lúcia Botura de Barros, diretora de enfermagem do Hospital São Paulo, ligado à Escola Paulista de Medicina.

"É o enfermeiro quem fica 24 horas por dia com o paciente e faz a ponte com os outros profissionais da área de saúde", disse Alba.

O nível de qualificação do enfermeiro também o habilita a exercer atividades administrativas, assessoria, supervisão hospitalar e auditoria.

O profissional de enfermagem também atua em saúde da família e nos serviços de “homecares” _cuidados especiais no atendimento em domicílio_ serviços que estão sendo cada vez mais utilizados pelos pacientes.

"Não basta só dar remédio ao paciente, mas oferecer conforto e segurança em todo o tratamento. O aspecto psicológico é tão importante quanto o medicamentoso", avalia Alba.

De acordo com Alba, "aquela enfermeira vestida de branco que apenas ministrava cuidados antes e depois de uma cirurgia está acabando".

Para Alba, o profissional de enfermagem também pode dar aulas em cursos de nível médio que formam auxiliar de enfermagem. Se fizer mestrado ou doutorado, pode ser pesquisador ou dar aulas em escolas de nível superior. (FTS)

Salário inicial: R$ 1.400

Leia mais:
  • PROFISSÕES/MEDICINA - Geriatria e psiquiatria dão novo rumo para a carreira


  •