PROGRAMA


VEJA ONDE FAZER INTENSIVÃO

RESUMÃO/HISTÓRIA

RESUMÃO/GEOGRAFIA

RESUMÃO/PORTUGUÊS

RESUMÃO/FÍSICA

ATUALIDADE

PROFISSÕES:
medicina
enfermagem

 


RESUMÃO/FÍSICA
Observe os fenômenos do dia-a-dia

PROFESSOR PARDAL
ESPECIAL PARA A FOLHA

Quando vai chegando esta época do ano, ficam latentes as expressões nos rostos de todos os vestibulandos. Parece até que todos esperam por milagres. Mas a fórmula para quem deseja entrar numa boa universidade é persistência, muita paciência, extrema dedicação aos estudos e perspicácia. Nossa conversa de hoje é justamente sobre isso: perspicácia.

Convém começarmos nosso bate-papo com algumas perguntas fundamentais. Moçada, quem já parou em algum momento durante este ano para se ater aos últimos vestibulares? Que tipo de questões são mais abordadas? Qual o grau de dificuldade dessas provas? Poucos se preocuparam em correr atrás dessas coisinhas, não é?

Então, que tal começarmos por aí? De uma forma bem generalizada, os examinadores estão trilhando para a física do cotidiano. Sendo assim interessa-nos verificar aquilo que é realmente relevante: observação. Nenhum fenômeno do dia-a-dia nos passa despercebido. Como exemplo, poderíamos citar inúmeros fatos cotidianos: efeito estufa, arco-íris, chuvas, luz elétrica, andar, correr, navegar etc.

Como você pode perceber, é nesses assuntos que vamos encontrar as nossas questões para grande parte das provas.

Dentre os exames que partem para esse estilo, podemos citar a Fuvest. Uma prova bastante conceitual e que sempre apresenta questões inéditas e criativas e não envolve cálculos mirabolantes, mas exige de você agilidade de raciocínio, e, é claro, observação, mas com atenção.

Pois, vamos lá! Dentre os assuntos abordados em mecânica, a cinemática sempre se fez presente. E como era de esperar, os gráficos de velocidade em função do tempo. Nesses gráficos temos que ter atenção redobrada quanto às suas propriedades.

Moçada, lembremos que num gráfico de velocidade em função do tempo o somatório das áreas descritas pelas curvas é numericamente igual ao deslocamento sofrido pelo corpo em estudo.

A preocupação que devemos ter antes de nos defrontarmos com essas questões é a de associar uma coisa à outra. Ou seja, gráfico velocidade em função está associado a áreas. Se esse tipo de observação passar despercebida, fatalmente você terá perdido um ponto na prova.

Não se esqueça de que matemática é uma das ferramentas mais importantes no estudo de física, mas os conceitos aliados a um alto grau de observação às coisas do dia-a-dia, no seu cotidiano, é que vão fazer a grande diferença no seu desempenho.

Bons estudos e, nos próximos encontros, voltaremos com questões mais objetivas.

Professor Pardal (Paulo Matos) dá aulas nos cursos Objetivo e COC Universitário

Leia mais:
  • RESUMÃO/HISTÓRIA - Brasil nos tempos da bossa nova
  • RESUMÃO/GEOGRAFIA - É preciso integrar conhecimentos
  • RESUMÃO/PORTUGUÊS - Exame exige aplicação de conceito
  • ATUALIDADE - Cúpula de Camp David, ontem e hoje



  •