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RESUMÃO/GEOGRAFIA
É preciso integrar conhecimentos

MÁRCIO MASATOSHI KONDO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Neste nosso primeiro contato, vamos deixar uma coisa bem clara sobre os vestibulares: informação só serve se você souber o que fazer com ela.

Mais do que nunca, o candidato deve saber integrar o chamado conhecimento formal (adquirido na escola) com todas as outras fontes de formação e informação (revistas, jornais, filmes, livros, rádio, experiências pessoais e interpessoais, televisão, músicas etc.), pois não existe mais a questão estritamente de geografia física ou de geografia humana. Por exemplo: além de saber caracterizar uma determinada paisagem vegetal, é imprescindível conhecer como ela interage com os seres humanos e como ela é afetada pela sua ação.

O candidato deve ter uma boa noção sobre a maneira como a economia mundial e, por extensão, a brasileira se transformou na última década, especialmente no que diz respeito aos blocos regionais; áreas de produção agrícola, mineral e industrial; distribuição de riqueza e consequências; a globalização (mundialização) e seus efeitos e o neoliberalismo.

Quanto às áreas de tensão política no mundo do pós-Guerra Fria, as mais importantes são as que envolvem conflitos étnicos ou religiosos, disputas territoriais e de fronteira, guerras civis, grupos separatistas e dissidentes, e é fundamental saber caracterizar as partes envolvidas nessa situação e suas motivações.

Também é bom acompanhar as grandes questões ambientais do momento, procurando sempre identificar suas causas e consequências, sabendo localizar através de mapas (distribuição de queimadas, localização de manchas de petróleo, centrais termonucleares, centros urbanos, áreas de desertificação e grandes florestas) e esquemas (ciclo da água, inversões térmicas, efeito estufa) quais são estes problemas.

Além disso, conhecer os principais processos dinâmicos da Terra (tectonismo, intemperismo e erosão, clima, vegetação e hidrografia), ter noções de cartografia (uso de escalas, mapas regionais, de distribuição populacional, recursos, circulação etc.), facilidade em interpretar tabelas, gráficos e perfis topográficos é imprescindível. Aliás, tabelas, quadros comparativos e fluxogramas são usados com frequência nas provas.

Quanto ao Brasil, é importante conhecer alguns aspectos das regiões como meio ambiente e recursos da Amazônia, indústria da seca, distribuição da atividade econômica do Sudeste, grupos de imigrantes do Sul e aspectos naturais e economia do Centro-Oeste. Em outras palavras, boa memória não é suficiente para a realização de uma prova nos atuais moldes dos vestibulares mais importantes do país.

Márcio Masatoshi Kondo é professor de geografia do curso Objetivo

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