Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2001 - 11h26

Filme espanhol "Una historia de entonces" é bem recebido em Berlim

Publicidade

da France Presse, em Berlim

O filme espanhol "Una historia de entonces" ou "You are the one", do diretor José Luis Garci, recebeu muitos elogios ontem ao ser exibido no Festival Internacional de Cinema de Berlim.

Filmada em preto e branco, a história se desenvolve numa aldeia de Asturias (norte de Espanha), em 1946, onde chega Julia (Lydia Bosch), uma rica mulher de família, depois da morte na prisão de José, o homem a quem ama, sob a ditadura do general Francisco Franco.

Garci, que obteve o Oscar de melhor filme estrangeiro em 1983 por "Volver a empezar", disse que escolheu aquele momento da história espanhola "porque era uma época de grande austeridade, na qual havia, no entanto, uma grande riqueza social".

O Festival de Berlim também prestou homenagem ontem ao cineasta americano de origem austríaca Fritz Lang, com a exibição de um "remake" do clássico futurista e expressionista "Metrópolis", da época do cinema mudo (1925), com Heinrich George, Alfred Abel, Gustav Frõhlich, Brigitte Helm e R. Klein-Rogge.

A música composta por Bernd Schultheis para o filme foi interpretada por 60 instrumentistas da Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim, dirigida por Frank Strobel.

A retrospectiva dedicada a Lang no festival incluiu 58 filmes, entre eles três cópias diferentes de "Metrópolis".

Hoje o festival apresentará a única co-produção alemã em competição pelo Urso de Ouro e de Prata, "My Sweet Home", dirigida pelo realizador grego Filippos Tsitos, com Harvey Friedman, Nadja Uhl, Mario Mentrupo e Monika Hansen.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página