Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2001 - 16h35

Isabelle Huppert recebe prêmio de melhor atriz em Cannes

Publicidade

da France Presse, em Cannes

A atriz francesa Isabelle Huppert recebeu este domingo o prêmio de Interpretação feminina no 54º Festival de Cinema de Cannes por seu papel no filme "A Pianista", do austríaco Michael Haneke.

Neste filme, Isabelle Huppert interpreta Erika, mulher madura que divide seu tempo entre seu trabalho de professora de piano no conservatório de Viena e sua vida familiar com uma mãe absorvente que exclui a possibilidade de qualquer outra relação.

Quando pode escapar da vigilância desta, surge a outra face de sua vida, sua sexualidade "voyeurista" e masoquista.

Isabelle Huppert já havia recebido o prêmio de interpretação deste festival em 1979 por "Violette Noziere", de Claude Chabrol.

Aos 48 anos, a atriz já trabalhou em cinquenta filmes e em mais de dez peças de teatro, interpretando autores difíceis: Musset, Turgueniev, Shakespeare, Claudel, Virginia Woolf, Schiller ou Eurípides.

De "La Dentellière" ("Um Amor tão Frágil) de Claude Goretta (1977) aos personagens fortes com o diretor Claude Chabrol, de "Violette Noziere", "Um Assunto de Mulheres" (1988), "A Cerimônia" (1995), esta atriz cerebral e sutil se transformou, como ela mesma disse, em "uma máquina de interpretar".

Nos últimos años, Isabelle Huppert também se impôs nos palcos, especialmente com sua interpretação de "Medéia", sob a direção de Jacques Lasalle, em 2000.

"A Pianista" recebeu três prêmios em Cannes, já que também recebeu o Grande Prêmio do Júri e o prêmio de melhor ator, para Benoit Magimel.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página