Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2001 - 18h22

Ator Anthony Quinn morre aos 86 anos nos Estados Unidos

Publicidade

das agências internacionais, em Washington

O ator Anthony Quinn, uma lenda do cinema norte-americano, morreu hoje em Boston, no Estado de Massachusetts (EUA).

Reuters

O ator Anthony Quinn -
Clique na foto e veja galeria


Quinn morreu às 9h30 (horário local), aos 86 anos. A causa oficial de sua morte não foi divulgada, mas, segundo informações não-oficiais, teria sido insuficiência respiratória.

O ator nasceu no México, em 1915. Quinn trabalhou em cerca de 250 filmes, como "Zorba o Grego", "Viva Zapata!", e "Lawrence da Arábia".

Em 60 anos de carreira, o ator foi premiado com dois Oscar por trabalhos como ator coadjuvante. O primeiro, de 52, pela atuação em "Viva Zapata!", no qual interpretou o irmão de um revolucionário mexicano vivido por Marlon Brando, e o segundo, em 56, com o filme "Sede de Viver", de Vincente Minnelli.

Quinn trabalhou com grandes nomes do cinema mundial como Federico Fellini, Sophia Loren e Jacqueline Bisset e contracenou com mais ganhadores de Oscar do que qualquer outro ator premiado: 28 atores e 18 atrizes.

O ator esteve no Brasil no ano passado para divulgar o longa-metragem brasileiro "Oriundi", no qual contracena com Paulo Autran, Paulo Betti e Letícia Spiller e Gabriela Duarte. Ele também se encontrou com o presidente Fernando Henrique Cardoso em Brasília.

LEIA MAIS:
  • Conheça a filmografia do ator
  • Veja biografia de Quinn
  • Anthony Quinn esteve no Brasil há um ano para divulgar filme
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página