Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2001 - 03h53

João Gilberto, 70 anos amanhã, se prepara para voltar aos estúdios

Publicidade

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
da Folha de S.Paulo

João Gilberto, 70 anos amanhã, volta aos estúdios de gravação ainda neste ano. A garantia vem de sua empresária, Carmela Forsin, que diz: "Já está na hora".

Segundo ela, João Gilberto deve concluir o combinado com a gravadora Universal, produzindo simultaneamente os dois sucessores do acidentado "João, Voz e Violão" (2000).

Por enquanto, as comemorações pelo aniversário ficam por conta do 26º volume da série Folha Explica, já nas livrarias, dedicado a João pelo pesquisador de MPB e amigo próximo Zuza Homem de Mello.

Uma celebração que o espaço cultural carioca Toca do Vinicius planejava no Maracanã, com público escolar e artistas convidados homenageando João, foi cancelada, segundo a direção do espaço, a pedido do próprio cantor.

Segundo o diretor da Toca do Vinicius, Carlos Alberto Afonso, João não estaria se sentindo confortável com o formato da homenagem -a empresária do artista nega, mas o mito de reclusão e excentricidade se retroalimenta.

Segundo conta Zuza, João não se opõe às homenagens -pelo menos não à sua. "Quando tive dúvidas em relação a dados biográficos, ele me deu. Apoiou meu livro, porque tem confiança em que a coisa vai sair direita. Não há nada que ele vá desdizer ou discordar", diz o pesquisador.

Ele e a empresária de João são unânimes em afirmar que não há comemoração prevista, nem no plano familiar.

Filha do mito, a cantora Bebel Gilberto manda dizer, de Nova York, onde mora, que não dá depoimentos sobre o pai. O mito pinta e borda.

A empresária adianta pouco dos próximos passos: "A idéia é que João entre em estúdio logo após a turnê internacional que faz em julho. Deve gravar dois discos juntos, mas sobre seu conteúdo não há nada ainda". A locomotiva-mito põe lenha na caldeira.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página