Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2001 - 06h18

Programa "Casa dos Artistas" acirra "guerra" entre Globo e SBT

Publicidade

DANIEL CASTRO
LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo

Globo e SBT acirraram ontem a "guerra" que envolve as duas emissoras, respectivamente primeira e segunda maior rede de televisão do país.

A Globo acusa o SBT de, ao exibir o programa "Casa dos Artistas", fazer um "plágio sensacionalista" de "Big Brother", do qual detém os direitos autorais. O SBT retrucou, em um comunicado irônico, dizendo que a Globo é monopolista. A emissora respondeu em um novo comunicado e em anúncios que devem ser publicados hoje em jornais.

Ontem à tarde, a Globo discutia a possibilidade de entrar na Justiça com pedido de liminar para tentar tirar o programa do ar.

A atração entrou no ar domingo passado, sem divulgação prévia, mesmo dia da estréia de "No Limite 3". Exibida em duas partes, provocou a primeira derrota do "Fantástico" no Ibope.

A Globo comprou em agosto, da holandesa Endemol (grupo Telefônica), os direitos de "Big Brother", e previa a estréia da versão brasileira do "reality show" no primeiro semestre de 2002.

"Casa dos Artistas" reúne 12 famosos em uma casa no Morumbi. Os concorrentes ficarão no local por 45 dias e o programa será exibido diariamente com os "melhores momentos".

Pega de surpresa com a estréia de "Casa dos Artistas", no domingo, a Globo tentou reverter o resultado, mudando, na última hora, uma reportagem do "Fantástico", segundo a Folha apurou.

Preocupada com o impacto da nova atração do SBT, a Globo informou na segunda-feira, por meio de comunicado oficial, que iria processar o SBT por plágio.

Em resposta, a emissora de Silvio Santos enviou à imprensa um comunicado intitulado "Não há Direito a Monopólio". Além da questão de "Big Brother", o SBT chegou a acusar as Organizações Globo de "vender jornais à custa da desgraça de pais e de filhas sequestradas", em uma referência ao fato de a emissora e os jornais do grupo terem noticiado o sequestro da filha de Silvio Santos.

Ontem, no final da tarde, a Globo enviou à imprensa uma resposta ao comunicado do SBT, afirmando que o tom da nota da concorrente "não é de seriedade".

No processo que pretende mover contra o SBT, segundo a Folha apurou, a Globo deve argumentar que Silvio Santos agiu de má-fé.

O empresário chegou a negociar a compra dos direitos de "Big Brother" e uma associação com a Endemol, mas desistiu da assinatura do contrato na última hora.

A Folha apurou ainda que a Globo tentará provar na Justiça que Silvio Santos recebeu da Endemol documentos com o know-how da produção do programa.

Quando desistiu do acordo, Silvio Santos teria recebido da Endemol uma notificação de que não poderia usar as informações sobre a produção de "Big Brother".

Marco Antonio Campos, advogado especializado em radiodifusão, afirma que isso poderia fortalecer a tese de plágio. "Provar, entretanto, que "Casa dos Artistas" é uma cópia de "Big Brother" é muito complicado. Existe um limite entre o plágio e a inspiração, mas no caso de um programa de TV, ele não é matemático e a discussão é muito ampla e polêmica."

Há um outro fator que deve fazer parte do processo judicial: a única informação que aparece no final de "Casa dos Artistas" é "Copyright 2001 - Intermídia", sem nenhuma menção ao SBT ou profissionais da emissora.

Surpresa
A estréia do "reality show" surpreendeu a direção da Globo. A cúpula da emissora praticamente parou em função das discussões sobre quais medidas tomar.

Além de prejudicar o "No Limite", o SBT quer derrubar a audiência do "Fantástico", um dos maiores faturamentos da Globo. A direção do programa já foi avisada de que é preciso reforçar as reportagens que dêem audiência.

"Casa dos Artistas" começou a ser produzido em sigilo há um mês. Liderada por Rodrigo Carelli, ex-MTV, a equipe assinou termo de sigilo.
Eles deixavam seus carros em um estacionamento e seguiam para o local de trabalho em uma van. Os artistas só foram contratados na semana passada.

Entenda o caso:
  • Globo responde nota do SBT e fala em "falta de seriedade"

  • Leia a íntegra da nota da Globo em repúdio à do SBT

  • Leia a íntegra da nota do SBT

  • SBT acusa Globo de monopólio e diz que não plagiou programa

  • Globo acusa SBT de plagiar "Big Brother" e entra na Justiça

  • Saiba como funciona e quem participa da "Casa dos Artistas"


  • Leia mais:
  • Silvio Santos é vizinho da locação de "Casa dos Artistas"

  • "Casa dos Artistas" paga até R$ 80 mil de cachê


  • Vote Quem está com a razão?
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página