Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2002 - 10h48

Espanhol pede desculpas a Quino por desenhar Mafalda saqueando

Publicidade

da France Presse, em Buenos Aires

O desenhista de história em quadrinhos espanhol Nacho pediu desculpas na segunda-feria ao colega argentino Joaquín Lavado (Quino) por ilustrar a onda de saques às lojas na Argentina com uma tirinha que mostrava a personagem Mafalda saqueando o armazém de seu amigo Manolito.

"Acho que demos um fora", declarou à rádio Mitre o desenhista espanhol, que, publicou o desenho em 21 de dezembro passado, durante os saques e a violenta rebelião popular contra a política econômica que então derrubou o presidente Fernando de la Rúa.

"Com essa brincadeira queríamos, certamente de maneira equivocada, europeiamente equivocada, mostrar nossa solidariedade para com o país de vocês", declarou Nacho, que ofereceu todos os tipos de desculpa a Quino, a quem considera um mestre.

Quino, por sua parte, declarou à rádio que o desenho lhe "causou muito mal". "Quem conhece a Mafalda sbe que ela jamais teria feito isso e que Manolito, em caso de necessidade, teria levado comida para a casa", acrescentou.

Criada por Quino nos anos 60, Mafalda ganhou fama mundial como uma menina pacifista e geralmente bem informada e preocupada com os problemas sociais. Seu tosco amigo Manolito, por sua vez, é filho de comerciantes galegos, que só pensa em trabalhar e prosperar financeiramente.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página