Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2002 - 14h35

História das mulheres no Ocidente é contada em cinco livros de bolso

Publicidade

da France Presse, em Paris

A "História das Mulheres no Ocidente", obra com mais de 3.800 páginas, publicada em 1992 sob coordenação dos historiadores Georges Duby e Michelle Perrot, volta a ser editada em cinco livros de bolso com as devidas atualizações.

Da história da deusa Artêmis à da cineasta de origem argentina Nelly Kaplan, uma centena de artigos, cada um de um autor diferente, dão vida a protagonistas que a história condenou a um longo tempo de mudez.

A obra, traduzida em dez idiomas, foi voluntariamente restrita à mulheres do Ocidente, do continente americano aos Urais, mas não se trata de "uma história das mulheres", conforme explica o prefácio do último volume.

A editora assinala que a nova edição introduz um certo número de modificações justamente no último volume, em que se esclarecem as grandes mudanças do planeta e suas conseqüências no universo feminino.

A obra leva em conta especialmente os acontecimentosn o leste europeu, com o despertar dos nacionalismos nos Bálcãs e a volta da guerra na Europa, assim como a crise econômica no Ocidente.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página