Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2002 - 12h00

Jamil Maluf rege "João e Maria" no Municipal de São Paulo

Publicidade

IRINEU FRANCO PERPÉTUO
do Guia da Folha

Boas idéias de programação são tão raras na vida musical de São Paulo que, quando aparecem, merecem ser prestigiadas. Nesta semana, a Orquestra Experimental de Repertório faz jus ao nome, com uma encenação da ópera "Hänsel und Gretel", composta em 1893 pelo alemão Engelbert Humperdinck (1854-1921).

O libreto de Adelheid Wette, irmã do compositor, conta a conhecida história, originalmente escrita pelos irmãos Grimm, das duas crianças que se perdem na floresta e são aprisionadas em uma casa de chocolate por uma bruxa, que deseja engordá-las para, posteriormente, devorá-las. A música é essencialmente wagneriana, tanto na orques-tração quanto no uso extensivo do "leitmotiv" (motivo condutor).

Em São Paulo, o título só foi encenado duas vezes, em 1902 e 1910, antes da inauguração do Teatro Munici- pal. Em países de língua alemã, contu- do, trata-se de uma criação igualmente amada por adultos e crianças, que com ela fazem sua iniciação no mundo da ópera, lotando os teatros para torcer pelas crianças e vaiar a bruxa.

Para aproximar a obra do público infanto-juvenil brasileiro, ela está sendo encenada com o título de "João e Maria", e cantada em português, em versão do maestro Jamil Maluf (que rege as quatro récitas) e do pianista Dante Pignatari. A direção de cena é de Flávio de Souza, cujo talento em produções infantis ficou conhecido em iniciativas como o "Castelo Rá-Tim-Bum".

O elenco é encabeçado pela jovem e talentosa mezzo-soprano Denise de Freitas, que faz o papel de João. Maria fica a cargo de Andrea Ferreira; os pais das crianças são vividos por Paulo Szot e Luciana Bue- no, enquanto a bruxa é cantada pela experiente Regina Elena Mesquita.

JOÃO E MARIA
Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, região central, tel. 222-8698)
Quando: hoje (dia 7) e ter., às 20h30. Domingo, às 17h e quinta, às 18h
Quanto: R$ 10 a R$ 100
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página