Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2002 - 03h54

"Réquiem", do padre José Maurício, é apresentado em concerto

Publicidade

JOÃO BATISTA NATALI
da Folha de S.Paulo

A Sinfonia Cultura apresenta hoje, às 11h, no Sesc Belenzinho, o "Réquiem" composto em 1816 pelo padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), o último dos grandes compositores brasileiros do período colonial.

Sob a direção de Lutero Rodrigues, a orquestra estará acompanhada pelo Coral Paulistano e terá como solistas vocais Elenis Guimarães (soprano), Heloísa Junqueira (meio-soprano), José Palomares (tenor) e Carlos Eduardo Marcos (baixo).

Não se trata de uma peça inédita ou pouco conhecida. Mas há muitos anos ela não é executada em São Paulo. E pela primeira vez se baseará numa edição revisada da partitura, publicada na Alemanha pela maestrina e musicóloga Cleofe Person de Mattos, autora do catálogo das cerca de 240 obras daquele compositor. Ela faleceu há alguns semanas, e o concerto lhe será dedicado.

Pe. José Maurício, filho de mãe africana, não caiu no esquecimento em razão do esforço do Visconde de Taunay pela preservação de sua música no século 19.

Foi por exemplo com seu "Réquiem" que Carlos Gomes, que morreu em Belém do Pará, foi sepultado em Campinas, em 1896.

A obra, diz o maestro Lutero Rodrigues, teria sido encomendada pelo príncipe d. João para os funerais de sua mãe, Maria 1ª. Mas não chegou a ser executada na Capela Real por determinação de Marcos Portugal, rival de José Maurício e músico oficial da corte portuguesa então instalada no Brasil.

O "Réquiem" traz a linguagem do classicismo do final do século 18 e faz citações da peça homônima de Mozart, de quem padre José Maurício foi o primeiro grande divulgador no Brasil.


"RÉQUIEM", DO PADRE JOSÉ MAURÍCIO -com a Orquestra Sinfonia Cultura, Coral Paulistanos e solistas vocais Elenis Guimarães, Heloísa Junqueira, José Palomares e Carlos Eduardo Marcos, sob a direção de Lutero Rodrigues. Quando: hoje, às 11h. Onde: Sesc Belenzinho (av. Álvaro Ramos, 915, tel. 6605-8143). Quanto: R$ 5 (R$ 2,50 para estudantes, aposentados e idosos).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página