Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/09/2002 - 02h32

"Pânico" na TV deixa rádio em dilema

LAURA MATTOS
da Folha de S.Paulo

A partir de hoje, o programa "Pânico", líder de audiência na FM, será transmitido ao vivo pela TV Jovem Pan, na internet.

Assim, Mendigo, Zé Fofinho e a turma consagrada do humor no rádio não poderão mais só ter vozes engraçadas. Terão de se fantasiar e fazer caras e bocas para o "web-ouvinte-espectador".

Será a primeira vez no Brasil que o público irá assistir a um programa de rádio. Por isso, a Jovem Pan 2 (100,9 kHz, em SP) contratou Nilton Travesso, ex-diretor da TV Globo, para ensinar a equipe a atuar em televisão.

A experiência na internet (www.jovempan.com.br), que contou com um investimento de US$ 150 mil só para a reforma do estúdio, é o primeiro passo de um projeto mais ambicioso da Pan: levar o "Pânico" para a TV aberta.

Se isso realmente acontecer, tomará proporção bem maior um dilema que chega à Jovem Pan com a estréia de hoje: a imagem não poderá abalar a grande arma do rádio -que é trabalhar com a imaginação do ouvinte- e prejudicar a audiência do programa?

A emissora tem essa preocupação. A ordem da direção é que o foco continue sendo o programa de rádio. Afinal, a Pan sabe que não pode colocar em risco 20 milhões de ouvintes no Brasil.

"As câmeras são como as do "Big Brother", discretas, para que a equipe tente se esquecer de que está sendo filmada", diz Renata Neves, diretora-geral da TV Jovem Pan. "A idéia é que o ouvinte espie a gravação do estúdio."

E uma coisa os humoristas já sabem: aquela convidada loiraça de um metro e oitenta não poderá mais ter um e sessenta...

O Grupo Bandeirantes abre hoje para o público uma exposição sobre os 80 anos do rádio no Brasil. A mostra terá modelos antigos de aparelhos, fotos e gravações históricas, como o milésimo gol de Pelé e um discurso de Getúlio Vargas. A mostra, com entrada franca, termina em 5 de outubro (Torre da Bandeirantes, r. Minas Gerais, 454, Cerqueira César, SP, de seg. a dom., das 10h às 17h).

No recibo da consulta com padres videntes da Planeta 90 (90,1 FM), estação pirata de São Paulo, está escrito que o dinheiro serve para financiar o programa no rádio e na TV. Mas os videntes (ainda) não estão na TV. "Estamos negociando", respondeu uma secretária. "Com a Record", completou. Padres videntes na emissora do bispo evangélico Edir Macedo... E Papai Noel está sendo sondado para ser o apresentador.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página