Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2002 - 03h44

Programa que tirou Silvio Santos do Guinnes agora é digital

da Folha de S. Paulo

O mais antigo programa da TV brasileira acaba de entrar na era digital. "Mosaico na TV", no ar desde 1961 com a missão de ensinar o que são Israel, seu povo e a comunidade judaica, é um sobrevivente: estreou na TV Excelsior, passou pela Tupi e Cultura e, em 1971, chegou à Gazeta. Vai ao ar também nacionalmente, pelo canal 225 da operadora de TV paga Directv.

"A imagem digital modernizou o programa", diz Francisco Gottihilf, criador e produtor da atração. Derivado de uma versão radiofônica que ficou no ar entre 1940 e 1982, o "Mosaico na TV" desbancou a liderança de Silvio Santos na edição brasileira do "Guiness Book", o livro dos recordes. "O programa do Silvio é de 1962, mas constava no livro como o mais antigo. Procurei a editora e fui até homenageado", afirma Gottihilf, satisfeito por ter começado na TV ao lado do rabino Henry Sobel -que tem o quadro "Pergunte ao Rabino", no terceiro domingo do mês- e do jornalista Boris Casoy.

Deixando a divergência entre árabes e judeus de lado, o programa mostra entrevistas, música, documentários e reportagens. "Queremos transmitir a imagem correta do povo judeu, porque há muitos conceitos negativos sobre nós", afirma Gottihilf, agradecido a Benedito Ruy Barbosa que, segundo ele, mostra o universo judaico de maneira positiva na novela "Esperança" (Globo).

Quanto à audiência, ele afirma: "A experiência me diz que meu programa é visto por 250 mil pessoas no país todo; a maioria não-judaica. Recebo telefonemas e cartas até do Acre e do Amapá".

Depois de ter a duração de "Mosaico na TV" reduzida de 60 minutos para 30, há três anos, Gottihilf mostra-se incansável. "Como todos, nós também sofremos com a falta de anunciantes. Mas meu programa pode agradar a quem não quer entrar numa fria: infelizmente, há muita coisa baixa na TV", afirma.

MOSAICO NA TV - Gazeta e canal 225 da Directv, domingos, 13h30


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página