Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2002 - 04h39

Literatura brasileira ganha projeto de internet

CASSIANO ELEK MACHADO
da Folha de S.Paulo

Três dáblios vêm se achegar esta manhã às demais letras brasileiras. São os www's do Portal Literal, ambicioso projeto de internet voltado exclusivamente à literatura nacional. Ancorado por sites oficiais de cinco autores do primeiro time, www.literal.com.br entra no ar à 0h de hoje.

Lygia Fagundes Telles, Ferreira Gullar, Rubem Fonseca, Luis Fernando Verissimo e Zuenir Ventura, os anfitriões do Portal Literal, não ficam sozinhos no espaço virtual. "Os cinco são as âncoras, mas teremos a revista como pivô de todo o portal", diz Luiz Fernando Vianna, que divide a direção do Literal com Luiz Noronha.

A revista em questão é "Idiossincrasia", publicação virtual coordenada por Heloísa Buarque de Hollanda que trará desde entrevistas e resenhas até seções como "Arquivo Aberto", com textos esquecidos ou inéditos, como os de Rubem Braga, da estréia.

Inéditos e esparsos são tônica também nas cinco páginas dos escritores-âncora. A página de Lygia estréia com cartas que ela recebeu de Carlos Drummond de Andrade. A de Fonseca traz um arrazoado sobre pipocas. E assim por diante.

Comum a todos os autores é também um "lado B", onde se mostra, por exemplo, o lado desenhista de Gullar ou a paixão jazzística de Verissimo (com uma rádio virtual de jazz programada por ele, também saxofonista).
Elaborado pela produtora Conspiração, o portal é patrocinado pela Petrobras.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página