Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/01/2003 - 06h27

"Cidade de Deus" faz a 3ª maior bilheteria estrangeira na Inglaterra

SILVANA ARANTES
da Folha de S.Paulo

Em três dias de exibição em 76 cinemas na Inglaterra, no último fim de semana, o longa-metragem brasileiro "Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, arrecadou R$ 1,4 milhão.

É a terceira maior bilheteria na estréia de um filme estrangeiro no país, atrás apenas de "O Tigre e o Dragão" e "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain".

O resultado é também o sexto melhor entre todos os filmes em cartaz na semana inglesa, liderada pelo longa "O Senhor dos Anéis".

Diante desses números, Daniel Battsek, vice-presidente sênior da distribuidora Buena Vista no Reino Unido, classificou a estréia como "fabulosa".

O distribuidor francês do filme, Vincent Maraval, do estúdio Wild Bunch, acredita que a recepção londrina dará "um grande empurrão" para as estréias nos demais países.

"Cidade de Deus" tem lançamento previsto nos Estados Unidos para o próximo dia 17 e deve estrear na Holanda em fevereiro e na França em março.
"Esses resultados iniciais são simplesmente impressionantes, ainda mais quando sabemos o quanto o mercado inglês é difícil para o filme estrangeiro, muito mais que o norte-americano", comentou Maraval.

A imprensa inglesa deu destaque para a estréia de "Cidade de Deus". O filme obteve cinco estrelas, a cotação máxima, na avaliação do crítico Peter Bradshaw, do diário "The Guardian". Bradshaw recomendou ao público "correr para o cinema", para ver uma "obra-prima obrigatória".

Em outras críticas, Meirelles é comparado aos cineastas norte-americanos Quentin Tarantino e Martin Scorsese, esse último citado pelo jornal "Independent". O diretor brasileiro disse à Folha que reage às comparações "dando risada da piada". "Fico mais lisonjeado pelo Scorsese, mas acho um exagero sem sentido. Minha cultura cinematográfica não chega nem na canela desses dois."

No Brasil, onde está em cartaz desde agosto de 2002, "Cidade de Deus" já foi visto por mais de 3,1 milhões de pessoas. É o maior público de um filme nacional desde o início dos anos 90.

No próximo dia 19 serão anunciados os vencedores do Globo de Ouro -premiação da crítica internacional-, em que "Cidade de Deus" disputa com outros cinco títulos o troféu de melhor filme estrangeiro (o canal pago "Sony" transmitirá ao vivo a premiação, a partir das 23 horas).

"Cidade de Deus" foi indicado pelo Brasil para disputar o Oscar na mesma categoria. O anúncio dos indicados será no dia 11/2.

Leia mais notícias sobre "Cidade de Deus"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página