Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2003 - 19h58

Theatro da Paz, em Belém, comemora 125 anos

da Folha Online

Símbolo do fausto promovido pelo ciclo da borracha, o Theatro da Paz, em Belém (PA), comemora amanhã (15/2) 125 anos com uma homenagem ao maestro e compositor paraense Waldemar Henrique (1905-1995), que fazia aniversário na mesma data e completaria 98 anos.

Considerado um dos mais belos teatros do Brasil, o da Paz é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. No ano passado, foi reinaugurado após dois anos de uma meticulosa restauração, com um festival internacional de ópera.

Amanhã, no palco da casa, as cantoras líricas paraenses Márcia Aliverti, Madalena Aliverti, Patrícia Oliveira e Alfa de Oliveira interpretarão as canções de Waldemar Henrique, que ficou famoso com a mistura do erudito com o folclore amazônico. Entre suas composições mais famosas estão "Uirapuru" e "Tamba-Tajá".

As cantoras serão acompanhadas pelos pianistas Ana Maria Adade e Paulo José Campos de Melo, com a participação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, regida pelo maestro Barry Ford.

Como parte das comemorações, será inaugurada amanhã a lojinha móvel do teatro, com produtos como camisetas, bottons e marcadores de livro, que circulará da bilheteria ao hall de entrada nas noites de espetáculos.

Outra novidade é o site do teatro, que também será lançado amanhã.

Já no domingo (16/2), haverá visitação gratuita, das 9h às 14h, com distribuição de um folheto com informações sobre o teatro e um adesivo comemorativo. Artistas, como o grupo Palhaços Trovadores, se apresentarão nos espaços da casa.

Para a reinauguração em abril do ano passado, o teatro ganhou dois pianos novos: Konzert e um Steinway. Para deslocar os instrumentos para o palco, que se tornou desmontável, foi colocado um elevador hidráulico.

125 Anos do Theatro da Paz
Homenagem ao maestro Waldemar Henrique
Quando: amanhã (15/2), às 21h
Onde: Theatro da Paz (av. da Paz, s/nº, tel. 0/xx/91/224-7355 ou 212-7915)

Leia mais
  • Theatro é uma das primeiras casas de ópera do Brasil

    Especial
  • Veja galeria de fotos do Theatro da Paz

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página