Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2007 - 16h22

Com Warhol e Picasso, coleção de magnata faz sucesso em museu luso

Publicidade

da Efe, em Lisboa

O Museu Coleção Berardo, que reúne uma das mais destacadas coleções privadas européias de arte moderna e contemporânea, recebeu mais de 12 mil visitantes em suas primeiras horas de abertura na capital portuguesa, informou hoje a entidade.

As obras de arte colecionadas pelo magnata português Joe Berardo, 66, foram abertas ao público no Centro Cultural de Belém (CCB) de Lisboa, em cujo espaço o novo museu permaneceu aberto durante toda a noite.

Jose Manuel Ribeiro/Reuters
Obra de Andy Warhol integra coleção do magnata Joe Berardo exposta em Lisboa
Obra de Andy Warhol integra coleção do magnata Joe Berardo exposta em Lisboa

A inauguração foi marcada por uma festa ininterrupta de 24 horas com entrada gratuita. O primeiro-ministro português, José Sócrates, afirmou que Lisboa "entra na rota dos grandes museus de coleções" com as novas instalações.

A exposição permanente inclui trabalhos de Andy Warhol, Pablo Picasso, Roy Lichtenstein, Salvador Dalí, Julio Pomar e Francis Bacon, entre outros.

As 248 obras expostas são uma seleção das 862 da coleção de Berardo incluídas em um acordo com o Estado português e cedidas também, em alguns casos, por entidades públicas e privadas.

As obras de Berardo, um homem de negócios bem-sucedido cuja última iniciativa foi fazer uma oferta pelo time de futebol mais popular do país, o Benfica, foram abertas ao público após uma intensa polêmica com o governo de Portugal.

O magnata ameaçou levar a coleção para outro país se não fosse oferecido um local adequado para exibi-la. Diante da firmeza de sua posição, Sócrates teve de participar diretamente das negociações sobre o museu.

Berardo disse que o CCB, com seus grandes espaços culturais e de convenções junto à foz do rio Tejo, era uma localização relevante para o patrimônio artístico que o novo museu abriga.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página