Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2007 - 18h35

Ex-modelo Padma Lakshmi pede o divórcio a Salman Rushdie

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O escritor britânico Salman Rushdie, 60, anunciou nesta segunda-feira (2) que vai se divorciar da mulher, a apresentadora de televisão e ex-modelo Padma Lakshmi, nascida em 1970.

Phil McCarten/Reuters
Rushdie e Padma chegam juntos a evento em 2006; modelo pediu o divórcio do escritor
Rushdie e Padma chegam juntos a evento em 2006; modelo pediu o divórcio do escritor

"Salman Rushdie aceitou se separar de sua esposa, Padma Lakshmi, porque ela quis acabar com o casamento", afirmou um comunicado divulgado em Nova York pelo porta-voz do escritor, Jin Auh.

Rushdie se casou em 2004 com a ex-modelo de origem indiana, que é mais de 20 anos mais jovem, e hoje apresenta o programa gastronômico "Top Chef" nos Estados Unidos.

"[Rushdie] pede à imprensa que respeite sua privacidade neste momento difícil", disse Auh.

O escritor foi obrigado a viver na clandestinidade depois que o fundador da República Islâmica Iraniana, o aiatolá Komeini, lançou contra ele uma fatwa (decreto religioso islâmico) em fevereiro de 1989, que o condenou à morte por ter cometido blasfêmia e apostasia em seu livro "Os Versos Satânicos".

O caso Rushdie voltou às páginas de jornal no mês passado, quando a rainha Elizabeth 2º concedeu a ele um o título de nobreza de "Sir". A honraria desatou novamente a ira dos muçulmanos.

Alguns dos países mais conservadores do Islã, como o Paquistão, interpretaram o título de "Sir" concedido a Rushdie como uma provocação contra a sensibilidade de mais de 1,5 bilhões de muçulmanos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página