Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2007 - 12h08

Roma dá seu último adeus ao cineasta Michelangelo Antonioni

Publicidade

da Ansa, em Roma

A sala onde ocorre o velório do cineasta italiano Michelangelo Antonioni foi aberta nesta quarta-feira em Roma às 9h30 locais, na sede da prefeitura romana, onde um grande telão projeta imagens dos filmes do artista.

Antonioni, diretor de filmes premiados como "Blow Up" (1966) e "A Noite" (1960), morreu na segunda-feira (30) à noite em sua casa em Roma aos 94 anos de idade.

Lois Bernstein/AP
Diretor Michelangelo Antonioni morreu em Roma aos 94 anos; confira galeria de imagens
Diretor Michelangelo Antonioni morreu em Roma aos 94 anos; confira galeria de imagens

"Um grande homem. Aliás, diria, primeiro homem, depois artista e depois cineasta", definiu a esposa de Antonioni, Enrica Fico, ao início do velório na prefeitura, no Campidoglio.

"A Itália perdeu um grande diretor do século 20, que fez todos os italianos discutirem com os seus filmes", recordou o ministro dos Bens Culturais, Francesco Rutelli.

"No cinema italiano existiram Antonioni e Fellini, o questionamento da alma de Antonioni e o questionamento dos sonhos de Fellini", definiu Rutelli.

O prefeito de Roma, Walter Veltroni, afirmou que a Itália "perdeu um grande mestre, eu perdi a pessoa a qual devo minha paixão pelo cinema".

"Amamos profundamente o grande cineasta, mas também o grande homem que soube ser", concluiu o prefeito romano.

Ao final da cerimônia, hoje à tarde, o corpo de Antonioni será transportado para Ferrara, cidade natal do cineasta no norte da Itália, onde o enterro ocorrerá amanhã na Basílica de San Giorgio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página