Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2003 - 05h01

Livro a 48 mãos narra história da cidadania

CASSIANO ELEK MACHADO
da Folha de S.Paulo

A palavra "cidadania" é ainda uma jovenzinha no léxico português. Sustenta o "Houaiss" que ela só se integra ao nosso linguajar por volta de 1913. Mas esse termo, ainda engatinhante por aqui, tem uma longa trajetória.

E, para acompanhar desde seu nascimento até o período de adultidade, surge agora na praça, em boa língua portuguesa, um alentado projeto editorial.

Será lançado na noite de hoje, em São Paulo, o volume "História da Cidadania", organizado pelos historiadores Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky.

O trabalho, publicado pela editora Contexto, chega para ocupar um espaço vazio nas estantes brasileiras. "Espaço vazio nas estantes de todo o mundo", sustenta Jaime Pinsky. "Um dia, eu e Carla chegamos à conclusão que deveríamos fazer um livro de referência sobre a cidadania. Quando fomos pesquisar, descobrimos que não havia nada consistente sobre isso nem aqui nem no exterior."

Desde então, de dois anos para cá, o casal vem trabalhando no projeto. "História da Cidadania" não é obra apenas dos Pinsky. O volume foi feito a 48 mãos. Orientados pelos historiadores, um grupo de outros 22 intelectuais destrinchou o arco cidadão que parte dos antigos hebreus e da Grécia clássica até sua relação com o chamado terceiro setor.

Em ensaios feitos especialmente para o volume, historiadores e pensadores de áreas vizinhas (como o economista Paul Singer ou o filósofo Leandro Konder) ganham o reforço até da imaginação. É com ficção, um conto inédito de Moacyr Scliar, que essa história termina.

HISTÓRIA DA CIDADANIA
Organização: Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky
Editora: Contexto (tel. 0/xx/11/3832-5838)
Lançamento: hoje, às 19h. Onde: Saraiva Eldorado (av. Rebouças, 3.970, tel. 0/xx/11/3819-5999, SP)
Quanto: R$ 59,90 (592 págs.)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página