Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2003 - 09h50

Atriz volta a Cannes meio século após "Fanfan la Tulipe"

da France Presse

Gina Lollobrigida, que interpretou há mais de 50 anos o personagem Adeline de "Fanfan la Tulipe", voltará a Cannes esta quarta-feira para assistir à festa de abertura do Festival, quando será apresentado o "remake" do filme.

Em 1952, "Fanfan la Tulipe", estrelado por Lollobrigida e Gérard Philipe, levou o prêmio de melhor direção para Christian-Jaque. Em 2003, a espanhola Penélope Cruz e o francês Vincent Perez têm a difícil tarefa de substituir os dois míticos atores.

"Fanfan la Tulipe foi o início da minha carreira internacional", afirma a estrela italiana em declarações à AFP. "É uma jóia da cinematografia francesa. Para mim, é uma grande homenagem que se faça uma refilmagem. Isso quer dizer que "Fanfan" marcou o coração do público".

Aos 75 anos de idade, Gina recordou com emoção seu colega de cena Gérard Philipe, com quem também estrelou "Esta noite é minha", de René Clair. "Era o homem mais fantástico que se possa imaginar; um talento completo que podia fazer tanto cinema, quanto teatro. Era cheio de alegria e bom humor. Era um ser excepcional que me deu a mão como se eu fosse sua irmã mais nova".

No auge de sua carreira de diva, Lollobrigida, no entanto, resolveu abandonar o cinema. "Voltei-me para meus primeiros amores", explicou a atriz, que está preparando a exposição de suas esculturas em Moscou, Veneza e Paris. "Estudei belas artes em Roma. Queria ser pintora ou escultora. Mas (Vittorio) de Sica e o destino decidiram outra coisa". Após ter sido escolhida como "a mulher mais bela do mundo", Gina abandonou sua carreira de atriz para dedicar-se à fotografia e à escultura.

Depois de Cannes, Gina Lollobrigida, que também é embaixadora da Unicef, viajará à África. "É preciso lembrar às pessoas que a África precisa de ajuda", afirmou, recordando que há no mundo 800 milhões de pessoas que passam fome.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página