Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2003 - 11h59

Ator Marcos Pasquim seduz público em "Kubanacan"

JORGE BARBOZA
do Agora

Saradão e, quase sempre, de peito à mostra, o ator Marcos Pasquim tem reinado absoluto na novela das sete da Globo. Pasquim fica no ar entre 12 e 21 minutos diariamente. Na sexta, por exemplo, ele foi responsável por 42,5% das cenas. Humberto Martins não tem chegado nem perto de Marcos Pasquim. Na sexta, enquanto Pasquim protagonizou 20 minutos de novela, ele só teve cinco minutos.

Comenta-se nos bastidores que tanta aparição tem causado ciúme em outros atores de "Kubanacan". O autor Carlos Lombardi, porém, nega que esteja protegendo Marcos Pasquim.

O ator está feliz com o seu misterioso Esteban, que vai à ilha de Kubanacan em busca de seu passado e da amada Marisol (Daniele Winits), despertando também o interesse da boa moça Lola (Adriana Esteves), que é casada mas não resiste ao fascínio do pescador aventureiro. Por último, confunde a cabeça da durona Rubí (Carolina Ferraz).

"É gratificante ver o sucesso de Esteban", diz Pasquim. O cara está ralando: de segunda a sábado, de meio-dia até 21h. Sem contar o tempo para decorar as falas. "Tenho no mínimo 14 cenas por dia. Estudo o texto com uma pessoa que já está na minha casa, aguardando-me todos os dias quando chego das gravações para passarmos as cenas do dia seguinte."

Do autor, já havia feito "Uga-Uga" (2000) e "O Quinto dos Infernos" (2002). Diz que tem com Lombardi uma relação quase paternal. "Somos parecidos. Ele é exigente e detalhista. Sempre saímos para conversar sobre o personagem antes de a obra entrar no ar. Temos uma cumplicidade que funciona."

A correria não é fácil. Os capítulos chegam com dois, três dias de antecedência, mas, às vezes, o ator só recebe o texto um dia antes. "Quando isso acontece, decoro as falas no caminho do estúdio."

Esculpido

Ator ganhou 6 kg para fazer "Kubanacan" Atualmente pesando 78 kg, Marcos Pasquim encorpou para a novela das sete. "Fiz musculação cinco vezes por semana, além de tai-ken-do e defesa pessoal", diz o ator, que também perde quilos gravando.

Carlos Lombardi afirma que "é besteira" cronometrar o tempo dos atores. "Esta semana a média será diferente por conta da trama. Esteban leva um tiro e entra em coma. Vai parecer que o protagonista absoluto é o Vladimir Brichta [o Enrico da novela], em segundo o Humberto Martins, e o Pasquim um coadjuvante."

De todo modo, Lombardi não poupa elogios a Pasquim. "Ele era bom, agora ficou ótimo. É bonito de um jeito diferente dos galãs loiros de olhos verdes. É um brasileiro. É bonito e ao mesmo tempo é comum. Sempre teve carisma e disposição para o trabalho, além de um talento a ser trabalhado. Agora é um talento maduro, que faz um papel complicado, cheio de nuances, sem perdê-las nunca."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página