Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2000 - 04h32

Artista cria praça inspirado em Dante

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Cícero Dias conviveu com artistas como Picasso, Matisse e Calder. Mas não é sobre eles que o pintor mais gosta de falar atualmente. Seus amigos atuais são um pouco mais antigos: Dante Alighieri, Giotto ("que, ouso dizer, inventou a pintura moderna"), Américo Vespúcio e são Francisco de Assis.

Foi baseado neles, "os grandes homens do século 13", que Dias voltou a inventar o mundo. É que sua obra mais recente, o projeto de uma praça, também se chama "Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife".

"Tomei como base o que Dante escreveu: o mundo foi criado em anéis. Essa informação é importante, pois ele era muito amigo de são Francisco de Assis. Será que são Francisco, que tinha comunicações divinas, não tinha informado algo a Dante?", brinca Dias.

A praça foi inaugurada na virada de 1999 para 2000. Ela tem 700 m2 de área, no centro do qual há um círculo de 30 metros de diâmetro coberto de pigmento de cristais de quartzo.

"E o que rodeia aquilo tudo? O azul, que é a cor que cerca o mundo." A busca pelo tom que estava no céu de sua cabeça foi longa.

"Eu queria o anil. Era usado no Brasil todo. O sujeito lavava a roupa com anil, uma espécie de sabão que deixava o pano bem branco. Corri vários mercados no Nordeste e não existe mais", diz o incansável Cícero Dias.
(CEM)

Clique aqui para ler mais de Ilustrada na Folha Online

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página