Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2003 - 05h55

João Gordo adere à "Família MTV" e abre sua vida

Publicidade

BRUNO YUTAKA SAITO
da Folha de S.Paulo

De um lado está um inglês ídolo de metaleiros, que já foi visto comendo um morcego. Por estas bandas, está o punk mais bem-sucedido do Brasil, sempre às voltas com ratos. Será João Gordo páreo para Ozzy Osbourne na televisão?

Com inspiração no "reality show" americano "Os Osbournes" --que mostra o dia-a-dia do ex-vocalista do Black Sabbath--, a MTV brasileira apresenta amanhã "Família MTV", estrelado pelo vocalista do Ratos de Porão e apresentador João Gordo.

Talvez pelo próprio esgotamento do formato, "Família MTV" é menos "show" e mais documentário na linha do extinto "20 e Poucos Anos", série do canal que vasculhava as angústias de jovens.

"Família" terá mais duas séries com quatro episódios cada --uma para o rapper Marcelo D2 e outra para a cantora Wanessa Camargo, previstos para este ano.
"Escolhemos celebridades musicais que estejam passando por um momento de mudanças", explica a diretora de programação da MTV, Cris Lobo.

Com Marcelo D2, a mudança é literal: o cantor está deixando o Rio para morar em SP, processo acompanhado por "Família". Já Wanessa, segundo Lobo, passa por um momento de afirmação de imagem, agora mais sensual.

É, no entanto, João Gordo quem mostrará as maiores transformações. A câmera vai mostrar como é sua relação com sua mulher, a argentina Viviana Torrico, com quem se casou há pouco.

"Descobri que, no dia-a-dia, ele é meigo, romântico e educado, diferente daquela imagem agressiva inicial", diz a diretora do programa, Andrea Cassola.

Ela conta que, nos próximos episódios, a história vai esquentar. "Família" vai mostrar desde o momento em que Viviana comenta suas suspeitas de ter engravidado até o resultado positivo, e a reação de Gordo frente à notícia.

Limites

Cassola não gosta das comparações com a série de Ozzy. "'Os Osbournes' é mais próximo da caricatura e tem uma equipe de mais de 40 pessoas. Nós focamos mais a personalidade do artista", diz.

Apesar de mostrar algumas situações cômicas --como João Gordo no banho--, "Família" é menos escrachado. A produção resumia-se apenas à diretora com uma câmera em punho. "Com uma equipe gigante, é impossível que as coisas aconteçam espontaneamente. Aos poucos, a cumplicidade foi aumentando, e ganhei a confiança dele", diz.

A diretora acompanhou Gordo durante um mês, em momentos que ambos considerassem relevantes. Vemos, então, o músico mostrando sua casa, repleta de bonecos de personagens de desenhos, sua paixão por games ("Enter the Matrix") e sua discotecagem na danceteria D-Edge.

A relação firmou-se tanto que João não impediu que a diretora registrasse o momento mais tenso das gravações. Nos preparativos para um show do Ratos de Porão, Cassola acompanhou uma pesada discussão entre os integrantes, que se arrastou durante um dia.

Cris Lobo, a diretora de núcleo, diz que há um limite para a investigação da intimidade. A série dedicada a Marcelo D2, por exemplo, não mostra relações mais próximas do músico com a maconha, que já serviu de temática para várias de suas canções.

"Uma câmera apontada para uma pessoa é como uma arma. Não é algo fácil", diz Cassola.

FAMÍLIA MTV
Quando: de seg. a qui., às 23h30, na MTV
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página