Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2000 - 19h50

Ouça as canções que disputam sábado o festival de música da Globo

Publicidade

da Folha Online

Ouça trechos das canções que disputam a 4ª eliminatória do Festival da Música Brasileira, da TV Globo, que acontece amanhã.

[Clique no nome da música para ler mais sobre seu compositor e na figura para ouví-la]

OuçaO Abacate (Paulo Leonel e Lula Ferreira)

OuçaBrincos (Amauri Falabella)

OuçaPra se Juntar a Nós (Carlinhos do Cavaco e Nilson Pinheiro)

OuçaTempo das Águas (Bilora )

OuçaImaginária (Suely Mesquita e Mário Seve)

OuçaCansaço (Pedro Castello)

OuçaMoleque Marraio (Felipe Radicetti e Marcelo Biar)

OuçaDesde o Primeiro Dia (Guile Wisnik e Chico Pinheiro)

OuçaUm Chorinho em Mente (Laerte Freire)

OuçaNo Fundo (Claudia Novais)

OuçaMinha Mãe (André Radhamés).

OuçaFogueira (César Nascimento)


  • Saiba quem são os compositores da 4ª eliminatória:


  • O Abacate - Paulo Leonel e Lula Ferreira
    Leonel nasceu em Niterói (RJ) em 1963 e formou-se ator, integrando as companhias de Moacyr Góes e Márcio Vianna. Atualmente, trabalha em produção de vídeos e canta na noite e em corais. "Abacate" é um "sambapop com ritmo carioca". O parceiro também é ator e começou a interessar-se por música bem cedo. Aos 9 anos, "apropriou-se" do violão do pai (que não sabia tocar) e aos 15 começou a compor. Tem cerca de dez músicas compostas, todas inéditas.
    Intérprete: Paulo Leonel
    Arranjador: Serginho Trombone


  • Brincos - Amauri Falabella
    Paulistano, trabalha como despachante de cargas em uma companhia aérea e apresenta suas músicas em espaços alternativos. Tem cerca de 30 canções compostas, entre elas "Lembrança Cósmica", gravada pelo grupo Terramérica, e "Ciranda Lunar", por Dércio Marques.
    Intérprete: Lula Barbosa
    Arranjador: Zé Américo


  • Pra se Juntar a Nós - Carlinhos do Cavaco e Nilson Pinheiro
    Sambista, apresenta-se em casas noturnas de São Paulo, cantando e tocando cavaquinho. É fã de Paulinho da Viola, Cartola e Wilson Moreira, entre outros artistas do gênero, mas a descoberta da paixão pela música aconteceu com seu pai, seresteiro. Já Nilson Pinheiro é serralheiro, compôs 30 músicas, uma delas gravada pelo grupo Pirraça. Gosta de samba desde menino, principalmente dos sucessos do Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho e Beth Carvalho.
    Intérprete: Carlinhos do Cavaco
    Arranjador: Edmilson Capelupe


  • Tempo das Águas - Bilora
    Nasceu em Santa Helena de Minas em 1966. Violeiro (viola de dez cordas), tem dois discos independentes, uma composição gravada por Pereira da Viola ("Prucutundá") e outra ("História de Maxakali"), que faz parte do disco do Festival de Inverno da Bahia de 1995. "Tempo das Águas" é uma "música sertaneja de raiz".
    Intérprete: Bilora
    Arranjador: Wagner Tiso


  • Imaginária - Suely Mesquita e Mário Seve
    Carioca, encontra na "música negra, sobretudo samba e jazz", seu maior referencial. Tem CDs e músicas gravadas por Fernanda Abreu, Rodrigo Campello, Pedro Luís, Bette Calligaris, Verônica Sabino, Daúde e Cláudio Venturini, entre outros artistas. Mário Seve é um dos fundadores dos grupos "Nó em Pingo D'água" e "Aquarela Carioca". Ele também integra a turma de músicos de Paulinho da Viola e já acompanhou e gravou com vários nomes da MPB, entre eles Alceu Valença, Guinga, Geraldo Azevedo, Dona Ivone Lara, Moreira da Silva, Moraes Moreira e Ivan Lins. "Imaginária" é um "choro-canção meio etéreo".
    Intérprete: Carol Saboya
    Arranjador: Antonio Adolfo


  • Cansaço - Pedro Castello
    Músico, professor e micro-empresário carioca, aos 13 anos, influenciado pela música "Kid Cavaquinho", de Aldir Blanc e João Bosco, começou a estudar o instrumento. Aos 15, passou para o violão clássico. Paralelamente, sempre tocou música popular, tendo integrado vários grupos. "Cansaço" é uma mistura de rap com rock.
    Intérprete: Pedro Castello
    Arranjador: Pedro Castello e banda


  • Moleque Marraio - Felipe Radicetti e Marcelo Biar
    Marraio é carioca e, quando adolescente, gostava de ouvir rock progressivo, Milton Nascimento, Chico Buarque e Egberto Gismonte. Compôs várias peças eruditas para órgão e orquestra, peças para piano, uma cantata, trilhas sonoras para publicidade, teatro e cinema (Castro Alves, de Sílvio Tendler). Tem quatro CDs gravados. "Moleque marraio foi ambientada em um ritmo bem brasileiro, fundindo ritmos nordestinos". Já seu parceiro é professor e historiador. Biar, na adolescência, acompanhava a música popular brasileira por meio da rádio FM Nacional e dos sucessos de artistas como Chico Buarque, Aldir Blanc e os integrantes do Clube da Esquina.
    Intérprete: Cláudio Nucci
    Arranjador: Wagner Tiso


  • Desde o Primeiro Dia - Guile Wisnik e Chico Pinheiro
    Arquiteto, paulistano, começou a compor aos 17 anos - primeiro as letras; em seguida as melodias. Tem uma música gravada ("Onde Está Você") no CD "Baião da Flor", de Manu Mindlin. Desde o primeiro dia é uma valsa. Chico Pinheiro é guitarrista e violonista, nasceu em São Paulo e graduou-se na Berklee College of Music, em Boston (EUA), onde conquistou dois prêmios como instrumentista. Tem cerca de cem músicas compostas, todas inéditas.
    Intérprete: Olivia Byington
    Arranjador: Jaques Morelenbaum


  • Um Chorinho em Mente - Laerte Freire
    Paulistano de Itapira, 71 anos, Laerte é copista musical de partituras. Tem várias composições em parceria com Vicente Guzzo gravadas por Ivon Cury, Cláudia Barroso, Lindomar Castilho e Angelo Máximo, além de uma música lançada por Sílvio Brito.
    Intérpretes: Premê
    Arranjador: Premê


  • No Fundo - Claudia Novais
    Nasceu em Vitória (ES) e começou a estudar piano aos 8 anos de idade. Aos 11. passou a compor utilizando o violão como base. Recentemente, gravou um CD demo em Estocolmo, na Suécia, com participação da vocalista da banda Roxette Marie Fredriksson.
    Intérprete: Claudia Novais
    Arranjador: Renato Terra


  • Minha Mãe - André Radhamés
    Mineiro de Uberlândia, começou a compor aos 16 anos e nunca mais parou. Considera um rock um estilo de vida: "Não consigo me imaginar cantando outro tipo de música".
    Intérprete: Banda ALICEh
    Arranjador: Banda ALICEh


  • Fogueira - César Nascimento
    Nasceu em Teresinha (PI) e foi criado no Maranhão, onde vive. Filho de sanfoneiro e poeta, interessou-se pela música aos 16 anos, tocando o violão (de apenas uma corda) de um amigo. Tem dois LPs e quatro CDs gravados. Além disso, a música "Reggae Sanfonado", de sua autoria, foi gravada por Alcione, Osvaldinho (na Europa) e Papete. Segundo César, Fogueira é um autêntico "tambor de crioula".
    Intérprete: César Nascimento
    Arranjador: Zé Américo


    Leia mais:

  • Volta para o especial do festival de música


  • Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página