Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2004 - 05h19

Peça "Conjugado" une feminino e solidão

Publicidade

PEDRO IVO DUBRA
Free-lance para a Folha de S.Paulo

Depoimentos que evocam a solidão feminina colhidos por três mulheres inspiram "Conjugado", "peça-documentário" com estréia programada para amanhã no Sesc Pompéia.

Processo colaborativo desenvolvido pela diretora Christiane Jatahy ("Memorial do Convento") e pela atriz Malu Galli (do elenco da adaptação da obra de José Saramago e de peças tais quais "Meu Destino É Pecar" e "Melodrama"), a montagem conta ainda com a participação da documentarista Márcia Derraik. Em conjunto, o trio realizou e gravou entrevistas. Do material reunido e das reflexões acerca de sua coleta, surgiu a dramaturgia.

"No início, a nossa pesquisa foi mais voltada para mulheres de classe média baixa, mas, durante o processo de ensaios, fomos ampliando o nosso campo e acabamos falando com mulheres de faixas etárias variadas e de diferentes níveis sociais. Conversamos com muitas mulheres, além de termos ido a algumas reuniões de grupos anônimos", diz Jatahy, 36. "Todas as mulheres com quem falamos ou moram sozinhas ou se sentem sós, ainda que acompanhadas."

Sobressai na encenação a cenografia, um cubo de alumínio com persianas que, mais ou menos abertas, aguçam o voyeurismo do espectador e direcionam o olhar para o cotidiano opressor e repisado da protagonista, povoado por silêncios. Dentro da estrutura, há a casa da personagem.

"O que me inquieta no projeto, claro, além do fato de estar só em cena, é o desafio de me comunicar sem usar palavras. Não é um personagem de composição, ao contrário, atriz e personagem se misturam várias vezes. Não que eu seja solitária e more num conjugado, mas porque acho que todos nós fazemos opções em nossas vidas e elas nem sempre nos colocam em contato com o outro", afirma Galli, 32.

De São Paulo, a peça parte para o Rio. A temporada de "Conjugado" gera outras atividades. No dia 22, haverá um workshop gratuito, das 14h às 18h, com Derraik. No dia seguinte, Christiane Jatahy promoverá, no mesmo horário, um encontro com entrada franca sobre interpretação.

A diretora deve encenar, no segundo semestre, uma peça com a atriz Mariana Lima. O texto ainda não foi escolhido. Malu Galli se prepara para estrear em abril o shakespeariano "Hamlet", com a carioca Cia. dos Atores.

CONJUGADO. Concepção e direção: Christiane Jatahy. Com: Malu Galli. Onde: Sesc Pompéia - teatro (r. Clélia, 93, Água Branca, SP, tel. 0/xx/11/3871-7700). Quando: estréia amanhã, às 21h; sex. e sáb., às 21h e às 22h, e dom., às 18h e às 19h; até 25/1. 50 min. 16 anos. Quanto: de R$ 5 a R$ 10. Patrocínio: Sesc e Prefeitura do Rio de Janeiro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página