Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2004 - 20h11

Festival de Sundance começa com exaltação ao cinema independente

Publicidade

da France Presse, em Park City

Começa esta noite a 23ª edição do Festival de Sundance, o maior encontro do cinema independente mundial, criado em 1985 pelo ator e diretor Robert Redford e dirigido atualmente por Geoffrey Gilmore.

Um total de 137 filmes, entre eles "Diários de Motocicleta", do cineasta brasileiro Walter Salles, e cerca de 100 curtas-metragens estão no programa do evento, realizado em Park City, uma badalada estação de esqui das Montanhas Rochosas, mas também em Salt Lake City e em Ogden (Utah). O festival acontece até o dia 25 de janeiro.

Pela primeira vez desde sua criação, o evento será aberto com um documentário sobre o surfe, "Riding Giants" ("Cavaleiros Gigantes"), de Stacy Peralta. "É divertido e sexy", disse Gilmore, seguro de que o público "apreciará".

"Diários de Motocicleta", o novo filme de Salles, que será apresentado no próximo sábado na mostra Première, relata a viagem de moto que um dos principais protagonistas da revolução cubana, o argentino Ernesto "Che" Guevara, na época um estudante de medicina de 23 anos, fez com seu amigo Alberto Granado, em 1952, pela América do Sul. O filme de Salles foi produzido pelo próprio Redford.

Outra produção nacional presente no evento é "Carandiru", de Hector Babenco, inspirado no famoso livro de Dráuzio Varella. O longa integrará a Mostra Cinema Mundial, que junta os melhores filmes do ano na área internacional.

No entanto, o acontecimento mais esperado é a presença como ator de Robert Redford no filme "The Clearing", de Peter Jan Brugge, diretor de "Indiscrições" e de "The Pelican Brief".

Neste filme dramático, do qual participam também a atriz britânica Helen Mirren e Willem Dafoe, Redford assume o papel de um empresário seqüestrado.

Várias outras estrelas viajarão a Park City, entre elas Matt Dillon, Angelica Huston, Isabella Rossellini, Julianne Moore, Matthew Broderick, Danny DeVito, Kevin Bacon, Dan Aykroyd, Lauren Bacall e Nicole Kidman. Entre os convidados estrangeiros estão o italiano Bernardo Bertolucci e o japonês Takeshi Kitano.

Lançado em 1985 por Robert Redford, o Festival de Sundance pretende atuar como uma ponte entre os estúdios de Hollywood e o cinema independente.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página