Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/03/2004 - 07h04

Cultuada banda Pixies retorna após 12 anos e toca em Curitiba

Publicidade

LÚCIO RIBEIRO
Colunista da Folha de S.Paulo

Os ventos do rock trazem duas notícias urgentes. Uma boa e outra melhor ainda.

Primeiro a boa: a lendária banda americana Pixies, uma das mais importantes da música jovem no final dos anos 80/começo dos 90, sacramenta sua esperada volta com o anúncio de uma série de concorridos shows nos EUA e Europa e o lançamento de uma coletânea e de um DVD. É real.

Agora a melhor: o grupo que influenciou Nirvana e Radiohead arrumou uma brecha para fazer um show único no Brasil, no dia 8 de maio. Em Curitiba. É surreal.

O Curitiba Pop Festival divulgou a lista de atrações para a sua segunda edição, um elenco de convidados que outorga ao evento paranaense o título de mais relevante evento do rock independente nacional neste ano.

Junto com os celebrados Pixies, vem também ao CPF o cultuado grupo escocês Teenage Fanclub, contemporâneo da banda de Francis Black e que também se reúne para excursionar no Brasil. Da Suécia, a aqui desconhecida banda Hell on Wheels completa a lista internacional do festival.

Teenage Fanclub e Hell on Wheels, que já abriu para o White Stripes e na semana que vem faz uma miniturnê pelos EUA, tocam no Paraná no dia 7 de maio. Também em maio, os dois grupos se apresentam em São Paulo.

A volta à ativa dos Pixies chacoalhou o rock em 2004, quando foi anunciada, em janeiro. A reunião da banda foi vendida como o principal trunfo do próximo Coachella, da Califórnia, hoje o principal festival americano. Os Pixies, que não tocam ao vivo há 12 anos, desde que abriram os shows da turnê Zoo TV, do U2, estrelam o Coachella ao lado de Radiohead e Kraftwerk.

Uma turnê de 11 pequenos shows "pré-Coachella" nos EUA, que começa dia 14 de abril em Winnipeg, esgotou todos seus ingressos em menos de uma hora, em fevereiro. Também em minutos cerca de 19 mil entradas foram vendidas para quatro shows (em junho!!) no clube Brixton Academy, em Londres. E a banda já é nome forte de uma dezena de festivais de verão da Europa.

Os Pixies eram e voltam a ser Francis Black e Joey Santiago nas guitarras, Kim Deal no baixo e David Lovering na bateria. Black e Deal cantam. Começaram os ensaios neste mês em um lugar secreto de Los Angeles.

Pelo dinheiro

Os mais próximos dizem: a cultuada banda não esconde que esquece as brigas antigas e retorna agora por causa de dinheiro, já que patinam em suas carreiras solo e os Pixies são ainda uma marca fortíssima no rock.

"O empresário deles [Jeff Craft, da agência inglesa Helter Skelter] falou claramente que é por causa da grana. E que sentiu que ganhou na loteria quando os Pixies caíram do céu para ele agenciar", falou Paola Wescher, produtora do Curitiba Pop Festival.

O festival paranaense só acertou com os Pixies graças aos contatos com a baixista Kim Deal, feitos no ano passado, quando o Breeders (outra banda de Deal) veio tocar na primeira edição do CPF.

"O Jeff Craft me dizia a cada telefonema: só estou conversando com você porque a Kim Deal pediu. Nem atenderia um telefonema do Brasil neste momento."
Os Pixies vão lançar uma coletânea, "Wave of Mutilation", e DVD que trará clipes, um show de 1988 e um documentário. A febre Pixies está só começando.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página