Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2004 - 13h11

Escritora Lygia Bojunga vence prêmio sueco de literatura infantil

Publicidade

da Folha Online

A escritora brasileira Lygia Bojunga Nunes foi anunciada hoje como a vencedora da segunda edição do prêmio Astrid Lindgren Memorial, criado pelo governo sueco para promover a literatura infantil.

Lygia foi convidada para receber o prêmio de 5 milhões de coroas (R$ 1,9 milhão) das mãos da princesa Vitória em 26 de maio em Estocolmo.

No anúncio, o júri afirmou que "Lygia Bojunga dissolve os limites entre fantasia e realidade com toda a alegria de uma criança brincando". "De um modo profundamente original, ela funde diversão, beleza poética e humor com crítica social e amor pela liberdade."

Nascida em Pelotas (RS), em 26 de agosto de 1932, Lygia já teve seus trabalhos traduzidos para mais de dez idiomas. Vencedora do Prêmio Jabuti de 1973, a escritora escreveu obras como "Os Colegas", "Angelica" e "Corda Bamba". Seu mais recente trabalho, "Retratos de Carolina", foi lançado em 2002.

No ano passado, o prêmio foi concedido à escritora austríaca Christine Noestlinger e ao autor e ilustrador americano Maurice Sendak.

Com Associated Press
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página