Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2000 - 12h39

Baden Powell começou a carreira aos 15 anos

Publicidade

do Banco de Dados

Baden Powell de Aquino nasceu no município de Itaperuna (RJ), no distrito do Varre e Sai, em 6 de agosto de 1937.

Quando Baden tinha três meses, os pais mudaram-se para o bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio.

Filho e neto de músicos, o pai de Powell , Lino de Aquino, também violonista, promovia saraus em sua casa com a nata dos chorões cariocas, entre eles Pixinguinha e Donga.

Baden Powell, nome que foi uma homenagem paterna ao fundador do escotismo, cresceu nesse ambiente musical e já aos oito anos ganhou um violão de presente. Depois de cinco anos estudando violão, Baden começou a acompanhar os músicos. Nesse período de formação, Baden aprendeu violão clássico ao mesmo tempo em que continuava a receber a influência da música popular.

Baden estudou no Instituto Cyleno, em São Januário, e animava as festas da escola ao violão. Seus compositores favoritos então eram Segóvia, Tárrega, Dilermando Reis e Antônio Augusto Sardinha, o famoso Garoto.

Ao mesmo tempo em que frequentava as rodas de samba do morro da Mangueira, próximo a São Cristóvão, onde tocava tamborins e surdos, Powell continuava ouvindo as grandes orquestras americanas de Glenn Miller e Tommy Dorsey, além de tocar com o colega de escola Milton Banana, o baterista que inventou da batida de percussão da bossa nova.

Aos 12 anos Powell começou a fazer o tradicional circuito dos músicos dos anos 50: acompanhou cantoras e orquestras na Rádio Nacional, tocou em bares e boates da zona Sul do Rio.

Powell estreou na Rádio Nacional, no programa de Renato Murce, aos 15 anos. Depois de obter autorização do juizado de menores, tornou-se músico profissional fazendo carreira no Brasil e no exterior.

Leia mais:

  • Morreu hoje no Rio o músico Baden Powell

  • Powell gravou de Bach a Noel


  •   Veja galeria de imagens do músico

    Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página