Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/07/2004 - 03h38

Documentário desperdiça o mito Yves Montand

Publicidade

THIAGO STIVALETTI
free-lance para a Folha

Poucos cinéfilos sabem, mas um dos maiores astros do cinema francês nasceu na Itália. Yves Montand (1921-91) foi batizado como Ivo Livi na cidadezinha de Monsummano, na Toscana, e, ainda criança, seguiu com a família para Marselha, fugindo do fascismo de Mussolini. Sua persona extrovertida tornou-se um símbolo do imaginário italiano encravado na cultura francesa.

Produzido pela RAI italiana, o documentário "Yves Montand" centra fogo nessas raízes italianas do ator. Depoimentos de familiares e do próprio Montand pontuam as imagens, com destaque para um testemunho afetuoso do também toscano Gillo Pontecorvo, hoje considerado um papa do cinema político, com quem o ator trabalhou em seu primeiro longa de ficção, o drama comunista "A Grande Estrada Azul" (1957).

O documentário não se furta a falar das estrelas que passaram pela vida de Montand: a diva Edith Piaf, cujo affair com o ator começou nos palcos do Moulin Rouge; Simone Signoret, musa do cinema francês nos anos 50, com quem viveu 36 anos, até a morte dela, em 1985; e a fatal Marilyn Monroe, a quem não resistiu e teve um pequeno caso durante as filmagens de "Adorável Pecadora" (1960), de George Cukor.

A preocupação em recuperar o "elo perdido" do ator na Itália eclipsa a principal faceta de Montand: a do ator político. A tradição comunista da família deu-lhe a consciência que o transformou no intérprete mais engajado de sua geração. Nada se fala sobre "O Salário do Medo" (1953), um dos poucos filmes políticos de Henri-Georges Clouzot, Palma de Ouro em Cannes que lançou Montand ao estrelato; as seis colaborações com o grego Costa-Gavras, entre as quais "Z" (1969); ou o envolvimento com os autores da Nouvelle Vague, de Resnais ("La Guerre Est Finie", 1966) a Godard ("Tout Va Bien", 1972). Ou seja: falta o essencial para entender a construção do mito.

YVES MONTAND
Quando:
hoje, às 22h, no Eurochannel

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre Yves Montand
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página