Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2004 - 11h05

Soprano italiana Renata Tebaldi morre aos 82 anos

Publicidade

da Folha Online

A soprano italiana Renata Tebaldi, considerada uma das mais importantes vozes do século 20, morreu neste domingo, aos 82 anos.

Tebaldi faleceu em sua casa, na República de San Marino (ao norte da Itália), após longo período de doença, afirmou o seu médico particular, Niksa Simetovic.

Mesmo se retirando dos palcos em 1976, após 32 de anos de carreira, Tebaldi continuou sendo idolatrada pelos fãs. "Eu sempre considerei minha voz como um presente da natureza. Foi por amor e respeito a esse dom que resolvi parar", disse ao completar 80 anos. "Não quis viver o mortificante declínio", concluiu.

AP
Morre na Itália, aos 82 anos, a soprano Renata Tebaldi
Morre na Itália, aos 82 anos, a soprano Renata Tebaldi
Todos teatros do mundo, em particular aqueles dos quais era considerada rainha --do Scala ao Metropolitan-- continuaram a homenageá-la. As gravadoras reproduzem até hoje as interpretações da soprano em Butterfly, Tosca, Bohème e Norma.

Nascida em Pesaro, em fevereiro de 1922, foi eleita pelo maestro Arturo Toscanini como a "voz de anjo", em 1946, quando participou no concerto de reabertura do teatro Scala --após o fim da 2º Guerra.

Era famosa sua rivalidade com Maria Callas, da qual Tebaldi sempre evitou comentar: "Me ofendo se alguém pensa que me coloca em confronto com ela (Callas)", disse. Mas também afirmou: "A história de Callas foi construída e representou uma enorme publicidade gratuita".

Mas justamente para fugir desse dualismo, decide ir aos EUA, viver em Nova York, onde acabou por se tornar conhecida como a rainha do Metropolitan, interpretando, entre outras peças, "Otello", "Gioconda" e "La Fanciulla del West".

Em sua última entrevista, aos 80 anos, repetia com orgulho: "Me telefonam várias pessoas, muitos jovens, gente que nunca me viu cantando em cena, e que só me conhecem pelos discos. Gente que me diz: 'da sua voz entendo que bela pessoa a senhora é'. Palavras que me aquecem o coração".

Com agências e jornais internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Renata Tebaldi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página