Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2005 - 10h34

Jamie Foxx é premiado por sua transformação em Ray Charles

Publicidade

da France Presse, em Hollywood

Jamie Foxx ganhou neste domingo o Oscar de melhor ator por seu papel no filme "Ray", no qual este jovem comediante negro, praticamente desconhecido fora dos Estados Unidos, se transformou, revivendo o lendário rei do soul Ray Charles.

Neste filme biográfico, o espírito de Ray Charles parece ter se apoderado do ator de 37 anos, que magistralmente imita a voz e os gestos do cantor. "Uma das coisas mais impressionantes de 'Ray' é a interpretação de Foxx, que dá a inquietante impressão de se ver o verdadeiro Ray Charles reviver sua vida na telona", disse uma crítica do jornal "Los Angeles Times".

Jamie Foxx passou muito tempo com o cantor cego antes de sua morte, em junho passado, aos 73 anos. "A um velho amigo", disse o ator antes de cantar "Georgia on my mind" junto com Alicia Keys na festa do Grammy, em 17 de fevereiro.

"Ninguém sabia nada sobre Ray Charles. Agora, os jovens cantam suas canções", comemorou Foxx, recentemente, durante o almoço com os demais indicados ao Oscar.

Para uma transformação mais fidedigna, Foxx emagreceu 13 quilos e, durante as filmagens, mantinha seus olhos cobertos com pálpebras postiças.

Tamanho esforço foi recompensado e Foxx passou a ser o centro das atenções de todos os últimos eventos. Ele foi a estrela do Globo de Ouro passado, no qual ganhou o prêmio de melhor ator por "Ray", além de estar indicado em mais duas categorias.

Foi uma incrível mudança na carreira deste versátil ator que até agora atuava na TV e também na música, como cantor, com o álbum de R&B "Peep this". A grande reviravolta aconteceu no ano passado, quando Foxx surpreendeu por seu papel de motorista de táxi em "Colateral", no qual contracenou com Tom Cruise, e depois com "Ray".

"Há tantas coisas que gostaria de dizer, não poderia ficar sem palavras", disse o ator, feliz e ainda incrédulo. "Quando era pequeno e sonhava com o que iria fazer, nunca imaginei isso", acrescentou.

Estrada

Nascido em 13 de dezembro de 1967, em Terrell, Texas (sul), assim como Ray Charles, Foxx aprendeu com os golpes da vida desde muito pequeno. Adotado por seus avós quando era um bebê de apenas sete meses, começou a treinar piano aos três anos.

Estudou música na Universidade Internacional americana de San Diego (Califórnia, oeste), carreira que abandonou pouco depois para dar os primeiros passos como comediante. Em 1991, ganhou um concurso de comédia em Oakland (Califórnia) e, depois, se uniu ao elenco do programa "In Living Color", do canal Fox.

Em 1992, participou pela primeira vez do longa-metragem "A revolta dos brinquedos" em um papel menor junto com o já famoso Robin Williams. Quatro anos mais tarde, interpretou um ator ambicioso na série de TV "The Jamie Foxx show", produzida por ele.

Em 1999, interpretou um jogador de futebol em "Um domingo qualquer", de Oliver Stone, seu primeiro papel de peso nas telonas, e que foi um fracasso de crítica.

Vários anos se passaram até que o jovem ator conseguisse se tornar um dos principais protagonistas de Hollywood. "É uma coisa maravilhosa tudo isso que me aconteceu. Estou vivendo um momento incrível da minha vida", repetiu mais de uma vez.

Leia mais
  • Genial nas teclas e nas finanças, Ray Charles inovou na indústria fonográfica
  • Veja a lista dos vencedores do Oscar 2005

    Especial
  • Veja galeria de fotos do Oscar 2005
  • Leia o que já foi publicado sobre o ator Jamie Foxx
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Ray"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página