Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/03/2005 - 10h03

Produtor de "Diários de Motocicleta" envia manifesto contra Academia

Publicidade

da Folha Online

O produtor do longa-metragem "Diários de Motocicleta", Robert Redford, encaminhou ontem uma carta de protesto contra a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O texto reclama da decisão de colocar o ator Antonio Banderas e o guitarrista mexicano Carlos Santana para interpretar a canção "Al Otro Lado del Rio", no dia da cerimônia do Oscar, no lugar do autor da música, o uruguaio Jorge Drexler.

"Al Otro Lado del Rio" concorria à estatueta de melhor canção com as músicas dos filmes "Shrek 2", "O Expresso Polar", "O Fantasma da Ópera" e "A Voz do Coração". Foi a primeira vez que uma música latino-americana foi indicada e venceu a categoria.

Impedido pela Academia de se apresentar, Drexler, quando foi anunciado vencedor, dispensou o discurso e protestou cantando parte da letra de sua composição no palco. Em entrevistas, o uruguaio dedicou o prêmio a Walter Salles

De acordo com a assessoria de imprensa de Walter Salles, diretor de "Diários de Motocicleta", cerca de 400 pessoas do meio artístico assinaram a carta enviada por Redford.

Leia mais
  • Elenco de 'Cidade de Deus' dá aula na Grã-Bretanha

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o filme "Diários de Motocicleta"
  • Leia o que já foi publicado sobre a 77ª edição do Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página