Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 12h49

Organização anuncia cancelamento da parada gay de Jerusalém

Publicidade

da Folha Online

A programação do 2º WorldPride, em Jerusalém (Israel), que estava marcada para ocorrer entre os dias 18 e 28 de agosto, foi oficialmente cancelada. Uma possível nova data ainda será confirmada, mas deve ser fixada entre os dias 6 e 12 de agosto.

Em seu anúncio, a Jerusalem's Open House, organização de defesa dos direitos dos homossexuais que organiza o evento, explicou que não se trata de nenhuma proibição --o governo israelense é contra a marcha--, mas de uma precaução para evitar possíveis confrontos.

Iso porque o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, informou que ordenará a retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza no dia 16 de agosto, apenas dois dias antes da parada. A desocupação, na opinião da Open House, pode causar atentados na região.

O WorldPride aconteceu pela primeira vez em Roma (Itália) no ano 2000. Naquela ocasião, sofreu protestos do Vaticano. O tema do 2º WorldPride é "Love without Borders" (Amor sem Fronteiras).

Posição contrária

O governo de Israel, por meio do vice-primeiro-ministro, Shimon Peres, se pronunciou, no início deste mês, pela primeira vez em relação à realização da parada gay em Jerusalém. Por meio de nota, a assessoria de Peres afirmou que o governo israelense "se opõe a esta marcha, mas não aos homossexuais".

Desde o anúncio da realização do 2º WorldPride, católicos, judeus e muçulmanos já protestaram contra o evento. A decisão de permitir ou não a parada cabe às autoridades policiais, responsáveis pela ordem pública na cidade.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre parada gay
  • Veja o especial da Parada do Orgulho Gay 2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página