Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2000 - 17h50

Atriz do premiado "Tainá" fez filme sem saber ler nem escrever

Publicidade

MARCELO BARTOLOMEI
enviado especial ao Rio

Divulgação

A atriz Eunice Baia, que
vive "Tainá" no cinema
A pequena atriz Eunice Baia, 10, protagonista do premiado "Tainá - Uma Aventura na Amazônia", gravou todas as cenas do filme sem saber ler nem escrever. O longa, um infanto-juvenil que reforça a importância da preservação do meio ambiente, foi consagrado no Festival Rio BR, levando seu maior prêmio, considerado o Melhor Filme de Ficção.

Eunice foi escolhida para fazer "Tainá" entre 3.000 crianças de todo o Brasil e se revelou como uma grande surpresa. Em 1998, quando a produção foi filmada na Amazônia, ela tinha 8 anos. Decorava todos os diálogos depois de ouví-los de algum membro da produção.

A garota, descendente de índios, é de Vila do Conde, um pequeno vilarejo carente de cerca de 20 mil habitantes próximo de Belém (PA). Lá, segundo ela própria, estudava em uma escola "fraquinha", em uma espécie de pré-primário.

Há um ano e meio ela está em São Paulo. Agora, cursa a 2ª série do ensino fundamental e, segundo sua tutora, a produtora de elenco e assistente de direção de "Tainá", Noêmia Duarte, é ótima aluna de matemática. "Ela ouvia o texto, entendia e daí fazia a cena. A Eunice teve suas primeiras noções de alfabetização lá em Manaus, durante as filmagens", disse Noêmia.

O filme conta as aventuras de uma menina órfã com seus amigos no meio da floresta amazônica. Produzido pela Tietê produções, de Pedro Rovai, custou R$ 4 milhões e ainda espera assinar um contrato com uma distribuidora para entrar no circuito cinematográfico do Brasil. Para o produtor, foi uma enorme satisfação acompanhar o crescimento de Eunice. "Gostaria de poder ajudar todas as pequenas Tainás que têm pelo Brasil", disse.

"Tainá" já foi apresentado no Festival de Gramado e em escolas do Rio de Janeiro, além do festival.

A pequena atriz se empolgou com a história de Tainá. Segundo ela, sua maior diversão foi brincar com os animais e ter contato com a natureza, algo que nunca tinha visto antes tão de perto.

Atualmente, ela faz natação, teatro e disse ter muitos amigos em São Paulo. É fã de Sandy & Júnior, Xuxa e Angélica, gosta de Leonardo DiCaprio e da própria Tainá, sua personagem. "Ela é corajosa,m muito inteligente. Eu não sou tão corajosa como ela, pois tenho medo de algumas coisas... como de cobra", disse. Para ela, sua maior dificuldade em filmar "Tainá" foi fazer uma cena em que brinca com uma cobra.

A própria Eunice faz questão de frisar a mensagem do filme: "Ele ensina a não maltratar a floresta, a não maltratar os animais."

O filme terá duas projeções na 24ª Mostra de Cinema de São Paulo. A primeira será no domingo, dia 22.

Leia também:

  • "Tainá - Uma Aventura na Amazônia" vence o festival de cinema do Rio

  • Rio encerra festival com recorde de público e projeção de nacionais


  • Na Web:

  • Visite o site oficial de "Tainá"


  • Leia mais notícias da 24ª Mostra de cinema

    Leia mais notícias de Ilustrada na Folha Online

     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página