Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2005 - 14h52

Com "América", brasileiros batem recorde de imigração ilegal

Publicidade

da Folha Online

Em busca de trabalho e melhores condições de vida, os brasileiros estão entrando ilegalmente nos Estados Unidos em número recorde --como os personagens da novela "América" (Globo)--, afirma a agência de notícias Reuters em reportagem que chegou a diversos países.

Divulgação
Novela estaria influenciando brasileiros a ir aos EUA
Novela estaria influenciando brasileiros a ir aos EUA
O número de brasileiros sem documentação legal pegos em território norte-americano é quatro vezes maior do que no ano passado --um aumento muito superior ao verificado em outros povos da América Latina, de acordo com autoridades dos Estados Unidos.

Ao buscar as causas desse crescimento, o governo passou a analisar a novela "América", que mostra imigrantes ilegais arriscando suas vidas para entrar na terra do Tio Sam em busca de trabalho e romance.

"Qualquer publicidade [a respeito desse assunto] dá às pessoas a idéia de que podem fazer isso", disse um diplomata que não quis ser identificado.

Como a metade dos telespectadores brasileiros, Tarcila Madureira Silva, 20, assiste à novela da Globo todas as noites. Ela vê a heroína Sol (Deborah Secco) trabalhar como uma dançarina em Miami e mandar dinheiro ao Brasil para ajudar sua família, entre uma e outra cena de romance com seu amor norte-americano (Ed, vivido por Caco Ciocler).

Divulgação
Novela apenas reflete realidade, defende-se Globo
Novela apenas reflete realidade, defende-se Globo
Tarcila afirma que já viu seus vizinhos construírem casas com o dinheiro que ganharam trabalhando ilegalmente nos Estados Unidos. "Decidi procurar uma vida melhor para mim e para a minha família", disse ela, que em julho deixou para trás a mãe e dois irmãos em Gonzaga (MG) para fazer uma longa jornada até a fronteira entre o México e os Estados Unidos.

Como 25% dos imigrantes ilegais, ela foi pega pelas autoridades norte-americanas logo após entrar no país. Foi deportada. "A novela mostra a verdade. Aqui no Brasil, os pobres não têm chance", disse Tarcila.

Segundo lugar

Os 1,3 milhão de brasileiros nos Estados Unidos --metade deles ilegais-- mandam cerca de US$ 2 bilhões ao Brasil por ano. Nos últimos meses, eles se tornaram o segundo maior grupo de imigrantes ilegais detidos nos Estados Unidos. Ficam atrás apenas dos mexicanos. Até adolescentes de 15 anos estão se arriscando.

Desde 2001, as autoridades norte-americanas endureceram as leis para controle da imigração, o que aumentou o número de ilegais no país --ao ter o visto negado, eles optam por entrar sem permissão. Quando o número de brasileiros pegos na fronteira entre abril e maio deste ano ultrapassou os 7.000 (quase a soma de todo o ano de 2004), o governo passou a olhar para outros fatores. E chegou à novela. Desde então, a embaixada norte-americana no Brasil tem ficado de olho na trama das oito.

O deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) afirma que o número de brasileiros na fronteira triplicou com a novela. Um grupo de defesa dos direitos dos imigrantes afirma que "América" tem uma forte influência.

"A novela mostra a maioria das pessoas em grande dificuldade, mas o fato de uma ou duas se darem bem cria a imagem de que as pessoas podem fazer o mesmo", afirmou Luis Bassegio, líder do serviço de assistência para imigrantes da igreja católica no Brasil.

Glorificação

Críticos da trama como Monteiro afirmam que "América" glorifica a imigração ilegal ao mostrar brasileiros vivendo num mundo perfeito de fantasia a despeito das dificuldades e limitações por que passam.

Divulgação
Número de imigrantes detidos está quatro vezes maior
Número de imigrantes detidos está quatro vezes maior
Os produtores da novela dizem que ela mostra a realidade, embora de forma mais gloriosa e exuberante, como um melodrama. "A novela mostra brasileiros que vão em busca de seus sonhos de uma vida melhor e terminam como imigrantes excluídos e segregados numa terra estrangeira", afirmou a autora Glória Perez.

À Folha Online, Luis Erlanger, diretor da Central Globo de Comunicação, afirmou que "responsabilizar a novela América e/ou a TV Globo por um provável aumento da imigração ilegal nos EUA seria como culpar a janela pela paisagem". De acordo com o diretor, a função de uma novela não é estimular nem desestimular a realidade, mas refletir sobre ela.

"A abordagem que a autora Glória Perez vem dando ao tema já foi elogiada até mesmo pelo embaixador americano", continua Erlanger. "A autora é reconhecida e premiada por seu compromisso com questões sociais e sua responsabilidade na condução das tramas."

Usando uma chamativa corrente de ouro e uma camiseta onde se lê "Massachusetts, Lar, Doce Lar", Fabiano da Silva senta-se em frente ao restaurante que abriu em Guanhães (MG) com o dinheiro conseguido nos Estados Unidos. Ele trabalhou lá por quatro anos como jardineiro e em restaurantes. "Faria tudo de novo", diz o rapaz a seus amigos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a novela "América"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página