Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2005 - 02h25

Emmy consagra "Lost" e premia despedida de "Raymond"

Publicidade

da Folha Online

As séries "Lost" e "Everybody loves Raymond" foram eleitas, na noite deste domingo, as melhores da televisão norte-americana, levando os dois principais prêmios na 57ª edição do Emmy: melhor drama e melhor comédia, respectivamente.

AP Photo
Ray Romano recebe prêmio por melhor série de comédia
Ray Romano recebe prêmio por melhor série de comédia
"Raymond", que em 2005 teve sua última temporada, após nove anos de sucesso, levou a melhor sobre a favorita "Desperate Housewives".

A série das desesperadas donas-de-casa, que tem sido um grande sucesso de audiência nos EUA, recebeu 15 indicações e levou dois prêmios importantes: Felicity Huffman foi escolhida a melhor atriz de comédia e o britânico Charles McDougall ganhou o Emmy de melhor realizador de comédia.

AP Photo
Elenco de "Lost", que ganhou como melhor drama
Elenco de "Lost", que ganhou como melhor drama
Na categoria de melhor drama, o prêmio foi para a estreante "Lost", que narra a vida de sobreviventes de um acidente de avião em uma ilha deserta.

O Emmy elegeu Tony Shalhoub como o melhor ator de comédia da temporada, por sua atuação na série "Monk". Em série dramática, a atriz Patricia Arquette ganhou o Emmy com seu trabalho em "Medium".

Sem favoritismo

Vencedoras de Oscar de melhor atriz, Halle Berry e Charlize Theron chegaram ao Emmy favoritas, mas saíram de mãos abanando.

Berry, que ganhou o Oscar em 2002 por "A Última Ceia", concorria ao prêmio na categoria de melhor atriz em um telefilme ou minissérie por seu trabalho em "Their Eyes Were Watching God". Quem levou o Emmy foi S. Epatha Merkerson, por "Lackawanna Blues".

No caso de Theron, a ganhadora do Oscar por "Monster" aspirava ao Emmy como melhor atriz coadjuvante no telefilme biográfico "The Life and Death of Peter Sellers". Nesta categoria, a vencedora foi Jane Alexander, por "Warm Springs".

Por outro lado, o ator Geoffrey Rush, ganhador do Oscar por "Shine", e colega de Theron em "The Life and Death of Peter Sellers", abocanhou o Emmy de melhor ator em uma minissérie por dar vida ao personagem Peter Sellers.

Ex-presidente

O prêmio de melhor telefilme foi para "Warm Springs", que conta a luta do ex-presidente dos EUA Franklin Delano Roosevelt contra a poliomelite que o atacou em 1921, quando ele tinha 39 anos de idade.

Mais premiados

Os destaques da noite foram mesmo "The Life and Death of Peter Sellers" e "Everybody Loves Raymond", que levaram cada um três prêmios. "Lost" e "Desperate Housewives" conquistaram dois cada.

Entre as redes de TV, a HBO foi a mais aclamada pelo Emmy, conquistando 27 estatuetas. A ABC conseguiu 16 prêmios, seguida pela CBS, que ganhou 11. NBC e CBS levaram 10 cada e a Fox, seis.

Confira a lista dos principais prêmios concedidos durante a cerimônia:

Comédia

Melhor série: "Everybody Loves Raymond".

Melhor ator: Tony Shalhoub, "Monk".

Melhor atriz: Felicity Huffman, "Desperate Housewives".

Melhor ator coadjuvante: Brad Garrett, "Everybody Loves Raymond".

Melhor atriz coadjuvante: Doris Roberts, "Everybody Loves Raymond".

Drama

Melhor série: "Lost"

Melhor ator: James Spader, "Boston Legal".

Melhor atriz: Patricia Arquette, "Medium".

Melhor ator coadjuvante: William Shatner, "Boston Legal".

Melhor atriz coadjuvante: Blythe Danner, "Huff".

Minissérie e/ou telefilme

Melhor telefilme: "Warm Springs"

Melhor minissérie: "The Lost Prince: Masterpiece Theatre".

Melhor ator: Geoffrey Rush, "The Life & Death of Peter Sellers".

Melhor atriz: S. Epatha Merkerson, "Lackawanna Blues".

Melhor ator coadjuvante: Paul Newman, "Empire Falls".

Melhor atriz coadjuvante: Jane Alexander, "Warm Springs".

Emmy

A 57ª edição dos prêmios Emmy, concedido anualmente pela Academia de Artes e Ciências de Televisão, aconteceu no auditório Shrine de Los Angeles.

Ellen Degeneres se encarregou de abrir a cerimônia com uma homenagem às vítimas do furacão Katrina. "É uma grande honra apresentar [a cerimônia] após outra tragédia. Porque é em tempos assim que precisamos rir", afirmou a atriz e apresentadora, que também conduziu a festa após os ataques terroristas de 11 de Setembro.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Emmy
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página