Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2005 - 09h59

Acirrado, Prêmio Carlos Gomes elege seus vencedores

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O violonista Fabio Zanon, o pianista Eduardo Monteiro e a mezzo-soprano Edinéia de Oliveira são alguns dos vencedores da décima edição do Prêmio Carlos Gomes em suas 11 categorias.

A premiação é uma das mais importantes no campo da música erudita, tem dez anos de existência e, desde o ano passado, foi incorporada pela Fundação Padre Anchieta (responsável pela Rádio e TV Cultura). Além de músicos, procura premiar orquestras, festivais, patrocinadores e organismos relevantes para o meio.

Curiosamente, uma das categorias mais importantes, o Troféu Guarany, não agraciou uma personalidade ou um festival, como em muitas das edições anteriores, mas uma publicação --a "Revista Concerto". "Acho que o meio musical reconhece o papel de uma publicação como a 'Concerto', que há anos trata da programação do universo erudito", diz José Roberto Walker, diretor da Rádio Cultura e um dos responsáveis pela organização do evento.

Segundo ele, a maior parte das categorias teve disputas acirradas e terminou com diferenças de um ou dois votos. "Acho de extrema relevância a vitória da Orquestra Acadêmica do Festival de Campos [do Jordão], pois ela não é uma orquestra permanente e ainda assim conta com um reconhecimento cada vez maior."

A premiação presta ainda uma homenagem ao maestro Diogo Pacheco. A cerimônia ocorre na quinta-feira no teatro São Pedro. Está prevista a apresentação do pianista Gilberto Tinetti.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Prêmio Carlos Gomes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página