Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2005 - 21h00

"Pega na Vassourinha" estoura nas rádios e difunde reggaeton

Publicidade

da Folha Online

É raro uma música em espanhol estourar nas paradas das FMs brasileiras. Neste ano, essa façanha é do porto-riquenho Daddy Yankee, 29, um novo fenômeno da música latina. Ele emplacou a canção "Gasolina", do álbum "Barrio Fino", lançado em 2004. No Brasil, a música ganhou o apelido "Pega na Vassourinha" por causa da semelhança sonora do refrão em espanhol ("Dame mas gasolina") pronunciado pelo cantor com rapidez.

Divulgação
Porto-riquenho Daddy Yankee ganha fama com o hit "Gasolina"
Porto-riquenho Daddy Yankee ganha fama com "Gasolina"
Seu hit no Brasil ("Gasolina") nada tem a ver com vassoura, como sugere erroneamente aos ouvidos de quem não domina o espanhol. A letra fala com humor das "marias-gasolina" e já ganhou versão remixada.

Por lembrar o funk carioca, a música é tida como uma tortura para quem detesta a repetição irritante de versos ou sons como o assobio da personagem de Daryl Hannah, vestida de enfermeira, em "Kill Bill" --trilha sonora tirada pelo diretor Quentin Tarantino do filme "Twisted Nerve" (1968), de Bernard Herrmann.

Daddy é o nome mais famoso do chamado "reggaeton", gênero musical surgido em Porto Rico nos anos 90. Na definição do site de Daddy, trata-se de uma mistura da salsa, hip hop, bomba (ritmo típico da pátria dos Menudos), reggae jamaicano e dance hall (um reggae mais eletrônico).

Em Porto Rico, Daddy é conhecido como o "rei do improviso". Seu mentor é o DJ Playero, considerado um dos pioneiros do "reggaetón". O autor de "Gasolina" já é famoso nos EUA, onde contou com a ajuda do rapper NAS.

Neste ano, Daddy levou vários prêmios, como de música latina da Billboard, bíblia da indústria fonográfica mundial. Ele também ocupou as primeiras posições das paradas musicais na Espanha, no México e outros países latinos.

Daddy se prepara para lançar o filme "Talento de Barrio", dirigido por José Iván Santiago, e um novo disco ("El Cartel"), que promete conquistar ainda mais o mundo latino. Ele assinou contrato com a ABC Radio Networks, para um apresentação semanal, nas noites de sábados. A rádio está de olho no potencial de audiência do público hispânico.

O nome de batismo de Daddy é Raymond Ayala, que tem mais de 15 anos de carreira e se tornou o artista mais famoso e bem-sucedido de Porto Rico. No Brasil, "Gasolina" é uma das músicas mais baixadas para toque de celular.

Leia mais
  • Veja a letra da música "Pega na Vassourinha"

    Sites relacionados
  • Ouça "Gasolina" na Rádio UOL
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página