Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2005 - 12h54

Link Wray, pioneiro do rock americano, morre aos 76

Publicidade

da Efe

O guitarrista americano Link Wray, considerado um dos pioneiros do rock americano da década de 50, morreu aos 76 anos em Copenhague (Dinamarca), onde já vivia há 20 anos.

Reprodução
O pioneiro do rock nos EUA Link Wray
As causa de sua morte e a data dela não foram divulgadas, segundo reportagem publicada neste sábado pelo jornal dinamarquês "Politiken".

Frederick Lincoln Wray nasceu em Dunn (Carolina do Norte), em 1929. A família de Wray era pobre e fortemente religiosa. O pai de Wray sofria com traumas, depois de participar da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Wray, que sofreu de tuberculose quando jovem, criou primeiramente um grupo de música country com seus dois irmãos. Mais tarde viria a fundar a banda Link Wray and His Ray Men. O guitarrista canadense Neil Young chegou a dizer certa vez que, "se pudesse voltar atrás no tempo e só pudesse ouvir uma banda, seria Link Wray and His Ray Men".

O americano alcançou a fama "Rumble" (1958), um sucesso nos EUA, mesmo tendo sido proibido por algumas rádios à época, por ser considerada um "apelo à violência".

Nos anos 80, viveu entre os EUA e a Dinamarca, país no qual veio a se estabelecer definitivamente após se casar com uma dinamarquesa.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Link Wray
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página