Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2005 - 11h02

Unesco declara samba brasileiro obra-prima

Publicidade

da Folha Online

Sete manifestações culturais da América Latina e uma da Espanha foram proclamadas obras-primas do patrimônio imaterial da Humanidade pela Unesco (o órgão da ONU para Educação, Ciência e Cultura) nesta sexta-feira, em Paris. Entre elas está o samba de roda do Brasil, do Recôncavo Baiano.

Com um caráter essencialmente lúdico, o samba de roda do Recôncavo não se associa a uma data ou a um lugar. É dançado em casas, ruas e bares, embora, em muitas ocasiões, tenha estado vinculado a festividades religiosas.

Da mesma forma figuram entre as 43 expressões declaradas patrimônio oral e imaterial o espaço cultural de Palenque de San Basílio, na Colômbia, a tradição do drama bailado Cocolo, da República Dominicana, o balé Rabinal Achi, da Guatemala, e a arte têxtil de Taquile, do Peru.

Segundo a Unesco, o prêmio tem a intenção de distinguir as formas de expressão populares e tradicionais, como a música e a dança, os rituais e a mitologia, os conhecimentos e as práticas referentes à natureza e o saber tradicional.

O objetivo é sensibilizar a sociedade e o poder público para o reconhecimento do valor de seu patrimônio e incentivar medidas de preservação desta cultura.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre samba de roda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página