Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2006 - 13h54

Itália descobre, restaura e exibe filme de 1911

Publicidade

da Ansa, em Bolonha

"L'Inferno", um filme de 1911 de Giuseppe Berardi e Arturo Busnengo, que estava perdido e apareceu na Filmoteca Vaticana, acaba de ser restaurado e foi reapresentado durante o Future Film Festival, que ocorre na cidade de Bolonha, norte da Itália.

Dedicado às novas tecnologias aplicadas ao cinema, o festival é um encontro tradicional do gênero, mas ainda é muito raro que se assista a um filme de 95 anos como "L'Inferno".

O filme, que é um dos protótipos do cinema de efeitos especiais, foi inspirado na "Divina Comédia" de Dante Alighieri, e restaurado digitalmente através de patrocínios privados.

"Muitos se esquecem que os efeitos especiais não nasceram entre Hollywood e Japão, mas na Itália, entre Milão, Turim e Roma", relembrou o historiador e diretor de cinema Ettore Pasculli, especializado em restauração digital de filmes mudos.

O filme será integrado a um programa de divulgação didática da Cinemateca de Bolonha, pioneira no setor de restauração de filmes antigos através de um laboratório especializado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre cinema italiano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página